BaVi nas Arquibancadas de 2012

Antecipação para 2013 

Os torcedores soteropolitanos não se cansam de provar o quanto gostam de futebol e o quanto amam seus clubes do coração, e isso tem sido mostrado nas belas festas apresentadas em dias de jogos em Salvador quando a participação dos torcedores nas arquibancadas se torna um espetáculo a parte. 

E não podia ser diferente o destaque de ambas as torcidas no rank de assistência nas séries A e B, onde a dupla baiana ocupa a 6ª e 7ª posição, e com diferença mínima para o 5º, o Sport, que ainda assim conta com 8 mil torcedores garantidos por jogo em função do programa de nota fiscal de seu estado (provavelmente nas próximas rodada os clubes baianos vão ganhar essa posição). 

O Bahia já levou um total de 231.864 pagantes nos 14 jogos pela série A (não há registro de não pagantes, se é que são admitidos), resultando uma média de 16.562 pagantes por jogo. O Vitória por sua vez já colocou também em 14 partidas 216.255 pagantes e mais cerca de 10% de não pagantes (nem sempre divulgados). A média Rubro Negra de pagantes chega a 15.447 por jogo, a primeira disparada da série B, sendo superior em mais de 50% do segundo colocado. 

Entre tantos fatores que influenciam na presença de público no estádio, um é importante destacar logo de cara, os torcedores que não vão primordialmente pra ver o Bahia ou o Vitória jogar. Do total de pagantes que foram acompanhar os jogos do Bahia em Pituaçu, um total de 16.857 torcedores foram visitantes, enquanto que nos jogos do Vitória esse número somou apenas 460. Desta forma o número de Rubro Negros no Barradão, em média, se equivale ao de tricolores em Pituaçu, na realidade ultrapassa em poucas dezenas de torcedores (Média de torcedores da casa no Barradão até o jogo contra o ABC é de 15.414, e de tricolores em Pituaçu até o jogo contra o Botafogo é de 15.358).

 Essa disputa sadia parece que vai se estender até o final da temporada. O torcedor Rubro Negro animado com o muito provável acesso a elite em 2013, e com chances consideráveis de conquistar o título da competição, promete invadir o Barradão em todos os jogos até o final. Por outro lado a torcida do Bahia vem se mostrando extremamente satisfeita com a campanha da primeira metade da segunda fase do Campeonato Brasileiro, e o apoio para ver seu clube chegar na primeira página da classificação do torneio parece estar garantido. Mais uma demonstração disso será já no jogo dessa quarta quando o tricolor Baiano enfrenta o Líder do campeonato que já da sinais de futuro campeão Brasileiro. Motivação extra para uma nova tentativa de Pituaçu lotado. 

Apenas para ilustrar o maior apoio devido ao bom momento dos clubes baianos nas últimas rodadas, se tomarmos os últimos 9 jogos do Vitóira no Barradão, quando efetivamente se iniciou a luta pela liderança do torneio, a média de pagantes sobe para 20 mil torcedores. E considerando os 4 jogos do Bahia em Pituaçu nesse returno, a média tricolor sobe para 22,5 mil pagantes. 

Os BaVis pela Série A, após exatos 10 anos de vergonha para o futebol baiano, parecem mais do que certos de acontecer, e já tem inclusive datas marcadas (08/09/13 e 8/12/13), mas a disputa entre as duas grandes torcidas já começou, pelo menos nas arquibancadas.

 Victor Hugo

 Ps1. Dados de público dos borderôs.
Ps2. Algumas das diversas questões que influenciam a presença da torcida nos estádios, para não alongar o texto, serão abordados, em uma próxima publicação, ainda que sem o objetivo de exaurir o assunto.

Por tanto questões quanto: acessibilidade ao estádio, tamanho da torcida, atratividade dos adversários, valor do ingresso, situação do clube no torneio, estímulo da imprensa, dia e hora das partidas, condições climáticas, entre outros fatores, serão pontuados no próximo texto.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário