Esse título é das crianças, Bahêa!

O futebol que aqui chegou com os ingleses ganhou um dos seus principais torcedores, o coração das crianças. Moleques bons de bola, guris cheios de ginga e alegria começaram a encantar o mundo com seu sorriso franco e futebol para jogar como nunca se viu antes.O Bahia é um desses clubes que surgiram nessa paixão de crianças por um esporte que se joga com os pés.

Esporte que para muitos aristocratas era um sinal de inferioridade e rudeza dos praticantes por ser jogado com os pés, eles não podiam entender o que aconteceria na Bahia quando o baiano começou a afirmar sua identidade como um dançarino de frevo ou jogador de capoeira a gritar “eu sou Bahêa!”, com orgulho.

O futebol desde a sua criação então ganhou esse grito, “Bora Bahêa”, porém ainda não verbalizado. O futebol brasileiro sem o saber ganhou eco de sotaque baiano e por aqui o seu brilho derradeiro e seu sangue negro de alto valor.

O tricolor baiano é o derradeiro futebol vencedor do Brasil com o Bahia, que mostrou como se faz um time vencedor ao Brasil por duas vezes e ao mundo com seus talentos.

O Bahia para voltar a brilhar no nacional volta-se à fonte, ao brilho da epopeia dos BaxVis, essa cultura de vencedores que aqui no campeonato baiano desde a sua fundação freme no clamor por novas conquistas a enfeitar a sala de troféus do tricolor.

Principalmente nesse campeonato brasileiro em que as crianças que amam o Esquadrão virão pela segunda vez o seu clube Bicampeão brasileiro na 1ª divisão, mas que não viram o tricolor erguer um troféu no campeonato que tantas vezes conquistou, o campeonato baiano, o Bahia quer ser Campeão baiano de 2012.

Por isso, esse torcedor que tem aprendido a amar sem troféus, mas conseguido matar essa saudade na primeira divisão quer ver o Bahia ser Campeão baiano, quer erguer esse troféu símbolo de uma turma de milhões de vencedores que fazem essa nação.

Esse anseio que tantas vezes eu vi erguer um troféu será de meus filhos a passar essa identidade de vencedor. Nesse esporte que parece arte, parece cinema, é paixão, mas que é sobretudo amizade e devoção a essa turma azul, vermelha e branca.

Ouçam o mais bonito hino de clubes de futebol do mundo:

Autor(a)

Deixe seu comentário