Escola de futebol do Barcelona no Brasil

Nossa capital, Salvador, recebe a primeira escola de futebol com a metodologia Barcelona no Brasil. Xevi Mercé enaltece a alegria e a paixão pelo futebol do povo da boa terra. Mas, aqui para nós, vocês leitores e eu, Daniel Alves deve ter dito para Xevi Merce: foi no E.C.Bahia que aprendi a jogar futebol, lá vocês vão conhecer a origem de tudo. Pronto, Salvador foi o local escolhido. Confira no sítio da Universidade do futebol

O triunfo inconstestável do Barcelona sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes, vem promovendo uma série de reflexões acerca dos ensinamentos do jogo promovido pelos catalães. O Brasil, em especial, pode viver os primeiros passos dessa realidade com uma escola de futebol daquele clube em território nacional.

Na última semana, em Salvador, capital da Bahia, a primeira escolinha voltada para a formação de atletas de futebol foi montada. A proposta barcelonista é levar a outros países a metodologia que for a implementada em “La Masia”.

“Acreditamos que o Brasil é a pátria do futebol. É um lugar que se vive o futebol com alegria, com paixão, e a gente queria estar aqui”, explicou Xevi Mercé, em entrevista ao canal Sportv.

Segundo o diretor das Escolas Internacionais do Barcelona, o Brasil é um país considerado “cinco estrelas” no futebol. Isso explicaria a opção do clube em instalar suas categorias de base nesse ambiente.

Em Salvador, a escolinha funcionará de modo temporário. O objetivo do Barcelona é torná-la definitive, mas no Rio de Janeiro e em São Paulo a partir de 2012.

Ao redor do mundo –Peru, Coreia do Sul, Japão, Emirados Árabes, Kuwait, Egito e Polônia –, o Barcelona já possui iniciativas semelhantes.

“Os treinadores têm que aplicar o que nós queremos trabalhar. Não adiantaria ter uma escolinha do Barça que não passasse a metodologia do Barça. O que queremos é uma escolinha do Barça e que todos os meninos joguem da mesma forma”, sinalizou Mercé, que dará, juntamente com técnicos do clube, aulas aos instrutores no Brasil.

“Nosso objetivo é estar aqui, estar em convivência com vocês. Estamos tranquilos, queremos evoluir e aprender muitas coisas do futebol brasileiro. Isso porque vocês podem dividir muitas coisas que podemos levar conosco. Tudo com muita tranquilidade. Estamos trabalhando com crianças e o tempo dirá”, finalizou.

Autor(a)

Deixe seu comentário