IV edição da Copa do Jacuípe

No dia em que a equipe do Barcelona aplicou a goleada de 4 a 0 sobre o Santos, mostrando a força do futebol espanhol, em Riachão do Jacuípe, a 186 km de Salvador,, o clima também foi de decisão, neste domingo (18/12), durante a grande final da 4ª edição da Copa do Jacuípe de Futebol, e ,coincidentemente, foi marcado por uma goleada do time Riachão do Jacuípe, que assim como o Barcelona jogou com o uniforme acentuado pela cor vermelha, e não deu chance para os garotos de Várzea da Roça, bicampeões da competição, que jogaram de branco, como o time do Santos, e também perderam por um placar elástico. O resultado de 5 a 0 levantou a torcida da casa, no Estádio Eliel Martins.

A Copa do Jacuípe, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do estão da Bahia – Sudesb. “O grande objetivo dessa competição é oportunizar o primeiro emprego para a juventude, ao revelar novos jogadores para o cenário nacional; além de gerar a valorização do mercado informal, otimização dos pequenos negócios, entre outros aspectos sociais e econômicos”, salientou o coordenador de excelência da Sudesb, Sinval Vieira.

Logo no primeiro tempo os donos da casa mostraram que a partida não seria fácil para os visitantes. Aos nove minutos Mateus abriu o placar de cabeça, ao aproveitar uma bola de falta cruzada na área. Após levar um gol, Várzea da Roça tomou uma postura recuada, se mantendo na defensiva. Mas o ataque de Riachão não esmoreceu diante da pressão da zaga. E aos 19 minutos da partida, na tentativa de impedir mais um gol adversário, José Santos aplicou um pênalti sobre o atacante de Várzea da Roça, o que resultou numa cobrança bem marcada por João Vitor que ampliou o placar para 2 a 0. Mas a goleada não parou por ai, aos 27 minutos, uma bola aérea na área dos jacuipenses resultou em mais um gol marcado por Edimar.

No segundo tempo não foi diferente, o domínio do jogo continuou nos pés dos jacuipenses. Os garotos de Várzea jogaram mais na retranca na tentativa de não tomar mais gols, porém foi em vão. Os meninos do Riachão continuaram achando espaço para o gol. E aos 19 minutos, saiu o quarto gol do jogo, numa falha do goleiro, Janailson que espalmou a bola, deixando a sobra para Vinicius que aproveitou e ampliou para os jacuipenses. Mas, foi Rodrigo que completou a goleada, após um lance individual, aos 33 minutos, o atacante chutou de esquerda na trave e aproveitou o próprio rebote, balançando as redes mais uma vez, fechando o placar em 5 a 0.

Com o resultado só restou à comemoração para os donos da casa, que desbancaram o time bicampeão da competição, e além do troféu de primeiro colocado, levantaram três individuais: o de melhor goleiro, que ficou com Breno, o de artilheiro, atribuído a Júnior que fez 11 gols, e o de craque da competição, dado ao jogador Nathan que mais se destacou durante o campeonato. “Fiquei muito feliz com essa premiação e com o resultado do jogo, apesar da gente estar bastante confiante, não imaginava que o placar seria tão elástico” afirmou o craque da copa, Nathan.

Já o troféu revelação, ficou com o mais jovem e talentoso jogador de Várzea da Roça, Maximiano, que tem apenas 15 anos, mas provou que joga bola igual à gente grande. “Já convidei o Maximiano para jogar no nosso clube jacuipense, ele tem talento, é jovem, e certamente pode crescer bastante” afirmou o técnico da Seleção de Jacuípe, Clebson de Araújo, conhecido como “Beleza”, que também comanda o time de futebol de base do clube da região. Ainda durante o fechamento e entrega das premiações, o prefeito da cidade de Riachão do Jacuípe, Lauro Falcão fez questão de salientar a satisfação diante do bom desempenho da equipe. “Estou muito orgulhoso do time, estava conversando com um empresário de São Paulo, que acompanhou o jogo final, e ele me disse que levará vários garotos da nossa seleção, sem dúvidas, é uma satisfação muito grande poder receber um evento desse porte, tão bem organizado, e ainda ter a felicidade de revelar nossos meninos, me sinto muito feliz com tudo”, concluiu Lauro Falcão.

Ficha técnica – O time de Riachão do Jacuípe jogou com: Breno, Willian, Vinicius, Mateus, Azila, Arthur, Carlos Alexandre, João Paulo, Edimar, João Victor e Nathan. A equipe de Várzea foi formada por: Janailson, Davi, Tiago, Edivaldo, Maximiano, Mauricio, Diogo, Bruno, Rodrigo, José Carneiro e José Santos. A arbitragem foi comandada pelo árbitro central, José Lourenço, pelos auxiliares João Paulo e Adriano Pereira e pelo reserva Matheus Carneiro. Dois cartões vermelhos foram aplicados durante o segundo tempo do jogo, aos 35 minutos, para José Carneiro (Várzea da Roça) e aos 38 minutos para Azila (Riachão do Jacuípe).

História- A Copa do Jacuípe envolve as cidades situadas às margens do Rio Jacuípe e foi criada em 2008. Até o momento, a Copa do Jacuípe já revelou nove jogadores para times profissionais: Robert (Pintadas para o Santos), Iago (Pintadas para o Stan For/ Inglaterra), João Neves (Várzea da Roça para o Avaí/SC), Frederico (Pé de Serra para o Bahia), Andrey (Ipirá para o Fluminense de Feira), Leonardo Barbosa (Ipirá para o São Paulo), Levi (São José do Jacuípe para o Bahia), Fagner (São José do Jacuípe para o Bahia) e Marcone (Capim Grosso para o Catuense).

Viviane Rezende
DRT – 3432
Direto de Riachão do Jacuípe

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário