Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (19), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador, foi feito o lançamento do Campeonato Mundial Master (com atletas acima de 35 anos) e do Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012, que serão realizados no próximo ano, na capital baiana.

O ato contou com a presença de atletas, do governador Jaques Wagner e outras autoridades, e de dirigentes das confederações de Judô de países participantes como o Brasil, Bolívia, Canadá, Cuba, Equador e Haiti. Os dois eventos internacionais ocorrerão no período de 27 de outubro e 4 de novembro de 2012, no Parque de Exposições, na avenida Paralela, em Salvador.

Pela primeira vez, o Mundial de Judô por Equipes será realizado em um país das Américas e reunirá 32 seleções (masculina e feminina). Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, o governo da Bahia aposta no judô brasileiro.

Centro de Encelência

“Fizemos duas vezes consecutivas a Copa do Mundo, que é considerada um evento preparatório. O povo baiano é muito voltado para os esportes de luta, e o judô tem uma tradição muito forte na Bahia”, disse Wanderley.

A expectativa é que mais de 350 pessoas, entre atletas e dirigentes, participem dos dois campeonatos mundiais na capital baiana no ano que vem. De acordo com os organizadores, serão gerados mais de 500 empregos diretos e quatro mil pessoas deverão comparecer, diariamente, no Parque de Exposições, onde será montada uma arena provisória.

As lutas serão transmitidas para todos os continentes, por meio dos veículos de comunicação internacionais. “Isso só vai fortalecer a modalidade que já tem grande destaque internacional”, afirmou o bicampeão mundial, João Derly.

Durante a cerimônia de lançamento também foi anunciada a construção do Centro de Excelência de Judô no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, a criação do centro está sendo discutida há cerca de um ano e meio e deverá demandar recursos da ordem de R$ 10 milhões.

“O Governo do Estado irá aportar parte desse recurso. Será, provavelmente, um espaço privilegiado aos judocas que venham participar das Olimpíadas de 2016, além de possibilitar que os principais atletas do mundo passem por aqui, permitindo a realização de oficinas e ajudando a desenvolver o judô local,” afirmou o secretário.

Para o campeão brasileiro e sulamericano de judô, o baiano Maicon França, a criação de um centro de treinamento “incentiva os atletas e também o esporte amador”. Além de Salvador, a partir do ano que vem, a Setre vai realizar atividades itinerantes para promover o evento no interior nos municípios de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro e Barreiras.

Inclusão social

A realização dos campeonatos na Bahia reforça a imagem de estado com vocação para sediar eventos esportivos internacionais. A promoção internacional deverá acontecer durante a realização de competições em países como França (Paris) e Inglaterra (Londres).

Segundo o governador Jaques Wagner, a criação do Centro de Excelência e o esforço para realizar na Bahia as competições de Judô têm o intuito de promover a inclusão social pelo esporte e revelar talentos. “Queremos que o estado se torne referência nacional no judô. Espero que em 2012 façamos um belo evento que promova o judô brasileiro, a Bahia e o Brasil”.

Após o lançamento do evento, passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola de samba carioca, Mangueira, se apresentaram ao som da banda baiana percussiva, Didá.

SECOM

Autor(a)

Deixe seu comentário