Bahia x Internacional: Tabu de 21 anos

O tabu que existe entre Bahia e Internacional é daqueles que o torcedor tricolor nem dá tanta importância, pois foi contra o time gaúcho que o Esquadrão de Aço conquistou seu segundo título brasileiro, em 1988.


Apesar da saudosa lembrança da conquista da segunda estrela tricolor, ao todo, contabilizando Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e Amistosos, Bahia e Internacional já se enfrentaram 39 vezes.

O Bahia está em desvantagem, com 09 vitórias, 11 empates e 19 derrotas.

Mas voltando ao título do Brasileiro de 1988, as duas partidas das finais foram disputadas em fevereiro de 89. O primeiro triunfo tricolor contra o Inter, em Brasileiros, só aconteceu no jogo da Fonte Nova, no dia 15 de fevereiro. O Bahia venceu por 2 x 1, com dois gols de Bobô.

O ano de 1989 foi marcado por uma grande superioridade do Bahia frente ao Internacional. Além do campeonato brasileiro de 1988 ter sido decidido em dois jogos no mês de fevereiro de 1989, com um 2 x 1 na Fonte Nova e um 0 x 0 no Beira Rio, os dois times fizeram 4 partidas pela Taça Libertadores da América.

Na fase de grupos, o Bahia ganhou os dois jogos, 2 x 1 no Beira Rio e 1 x 0 na Fonte Nova. Bahia e Inter, porém, voltariam a se enfrentar nas quartas de final da mesma competição ,em sistema de ldquomata-matardquo. O Esquadrão de Aço perdeu o primeiro jogo por 1 x 0 em Porto Alegre, necessitando fazer dois ou mais gols de diferença no jogo de volta em Salvador, no dia 26/04/1989. Este dia ficou marcado por uma intensa chuva em Salvador, que deixou o campo da Fonte Nova completamente alagado e impróprio para a realização da partida. O Bahia até tentou adiar o jogo, mas isso não aconteceu. O placar não poderia ser outro. 0 x 0 e o Tricolor foi desclassificado da Libertadores. Uma curiosidade sobre essa participação do Bahia na Libertadores de 1989 é que o técnico tricolor era René Simões, atual treinador do Esquadrão de Aço, que substituiu Evaristo de Macedo.

O último triunfo tricolor contra o Colorado aconteceu no Brasileiro de 1990, na Fonte Nova. O Esquadrão de Aço venceu por 2 x 1, com dois gols marcados por Charles.

Confira o histórico dos confrontos, pesquisados pelo Professor Renato Almeida Júnior(Professor Renatinho), que foi convidado para ser um dos pesquisadores do Grupo de Resgaste da História do Bahia, que está sendo formado pela assessoria de imprensa do clube. ( site Oficial)

14/08/2011 – Ao vivo: Bahia x Internacional

Autor(a)

Deixe seu comentário