Após vencer o Criciúma, por 1 a 0, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil, o Esporte Clube Bahia volta a campo neste domingo (05), para enfrentar o Botafogo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Esquadrão é o 5º colocado, com 7 pontos, enquanto o Glorioso começou a rodada na liderança com 9 pontos.
Os times já se encontraram 54 vezes em jogos oficiais, entre Brasileirão, Série B, Copa do Brasil e Sul-Americana. O Bahia venceu 20, perdeu 17 e empatou 17. Marcou 59 gols e sofreu 62. Considerando apenas jogos pelo Brasileirão, são 42 encontros, com 15 triunfos do Esquadrão, 13 empates e 14 vitórias do Botafogo. No Rio de Janeiro, o Bahia enfrentou o Botafogo 25 vezes, venceu 6, perdeu 10 e empatou 9.
O último triunfo do Bahia sobre o Botafogo no Rio de Janeiro foi em 2020, quando bateu o adversário por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Gilberto e Élber marcaram os gols do tricolor, enquanto Pedro Raúl descontou para o Glorioso. Na época, o Esquadrão era comandado pelo técnico Mano Menezes.
No ano passado, o Esquadrão perdeu os dois jogos para o Glorioso. Em abril, pela 2ª rodada, o Bahia perdeu por 2 a 1 na Arena Fonte Nova. O time carioca saiu na frente com Junior Santos, o Esquadrão empatou com Vitor Jacaré, mas no segundo tempo, Tchê Tchê garantiu a vitória botafoguense. Em agosto, pela rodada 21, o time baiano foi derrotado por 3 a 0 no Estádio Nilton Santos, com gols de Diego Costa (2x) e Luís Henrique (atualmente no Marseille, da França).
A maior goleada do confronto aconteceu em dezembro de 1970, pela 1ª fase da Taça de Prata. O Bahia foi derrotado por 4 a 0, em Salvador, com gols marcados por Torino, Jairzinho, Paulo César Caju e Ferretti.