Operação Ba-Vi

Violencia nos estádiosGente boa, temos que fiscalizar o que deixamos entrar como “normal” nas nossas vidas. Ações de torcedores não tem nada a ver com rixa, com formação de quadrilha e etc., todas descritas no nosso Código Penal como condutas puníveis. O Cidadão de bem, o torcedor, sabe a diferença entre o bem e o mal, sabe que enquanto torcedor seu papel é com a felicidade de presenciar e participar de um espetáculo. O indivíduo com consciência, sabe a diferença entre comportamentos saudáveis e comportamentos que levam à destruição do nosso ambiente social. Vamos torcer para sermos mais felizes! Confira matéria da Tribuna!

A Polícia Militar da Bahia, e todos os órgãos e associações envolvidos diretamente nas finais do Campeonato Baiano, estão reunidos hoje, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no Largo dos Aflitos, para a apresentação e preparação da montagem final da “Operação BA-Vi”. O encontro vai discutir questões referentes à segurança antes, durante, e principalmente depois, do primeiro clássico entre Bahia e Vitória, valendo a decisão do título do Estadual de 2010.

Além do alto comando da Polícia Militar, estão convidados para a reunião desta manhã no Quartel dos Aflitos, representantes dos diversos órgãos que estão ligados ao clássico deste domingo no Parque Metropolitano de Pituaçu, como o Ministério Público, Federação Baiana de Futebol, Sudesb, da Coordenação do Estádio de Pituaçu, dirigentes de Bahia e Vitória, dos representantes, líderes das torcidas organizadas dos dois principais clubes e acesso à imprensa esportiva de Salvador.

A Polícia Militar tem muita experiência em grandes eventos, aprimorada ao longo dos últimos Carnavais de Salvador e nos próprios clássicos entre Bahia e Vitória. O grande problema é que, apesar de todos os apelos e ações no sentido de estabelecer a paz no futebol, o índice de violência só tem crescido no Estado, hoje também radicalmente instalado no interior, em cidades como Feira de Santana, a 108 km da capital baiana.

Os clássicos entre Bahia e Vitória, que deveriam ser apenas grandes espetáculos, uma bonita festa do futebol baiano, são oportunidade de confrontos entre marginais, autênticos bandidos infiltrados nas torcidas organizadas, que utilizam a internet, os sites, para programar, marcar, duelos, confrontos armados que já custaram muitas vidas de inocentes, de legítimos torcedores, que nada têm à ver com a selvageria extra-campo do Ba-Vi.

São esses pontos de encontros, de confrontos, que a “Operação Ba-Vi” deve discutir e tentar neutralizar na reunião de hoje pela manhã no Quartel dos Aflitos. O contingente de policiais, incluindo Polícia Montada, Esquadrão Águia, Operações Especiais, que será colocado em ação muito antes da bola rolar no Estádio Governador Roberto Santos, disciplinando o acesso, o tráfego no sentido do Parque Metropolitano de Pituaçu.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário