BA x VI: Estádio de Pituaçu vai ferver!

BA x VIO primeiro parágrafo da matéria da Tribuna da Bahia, deste Sábado, véspera do primeiro BAx VI decisivo, diz tudo. Desnecessário acrescentar qualquer outro comentário, para não azedar ou engrossar o caldo que está no ponto. Ela diz: “Como nos velhos, saudosos e inesquecíveis anos de ouro do futebol baiano, o clássico Ba-Vi de amanhã à tarde no estádio Governador Roberto Santos, resgata uma época em que Ba-Vi era sinônimo de grande festa na Bahia. Com todos os ingressos vendidos por antecipação, e com o Bahia jogando tudo para quebrar um tabu de oito anos sem títulos, a certeza é de que o “caldeirão do PiuAço” vai ferver”.

O clássico de amanhã à tarde será o 26º Ba-Vi valendo a decisão de título do Campeonato Baiano. Embora o Bahia enfrente o maior jejum da sua história nos 79 anos de fundação, lá se vão oito anos sem a conquista do título, o tricolor ainda domina, com larga vantagem, a hegemonia Estadual, 43 contra 25 do Vitória, o 2º clube com maior número de títulos estaduais, perdendo apenas para o ABC de Natal, no Rio Grande do Norte, que conquistou 50.

Após a disputa de 112 jogos em três fases, classificatória, 2ª fase e semifinais, com a marcação de 315 gols, o Vitória chega com vantagem nesta decisão do 109º título do Campeonato Baiano. Por ter o maior número de pontos ganhos ao longo das três fases, 43, contra 42 do Bahia, joga por dois empates ou dois resultados iguais para conquistar o tetracampeonato baiano, o 2º na sua história de 111 anos de fundação, que completa no próximo dia 13 de maio.

O Bahia joga no seu mando de campo o 1º Ba-Vi, no estádio do Parque Metropolitano de Pituaçu, e o Vitória faz em casa, no estádio Manoel Barradas, na Toca do Leão, o jogo de volta das finais, domingo, dia dois de maio. De sete títulos disputados em casa, na Toca do Leão, o rubro-negro ganhou cinco, perdeu apenas o de 2001, para o Bahia, e o de 2006 para o Colo-Colo de Ilhéus. A renda dos clássicos decisivos é do clube mandante.

Por solicitação dos clubes, em função dos problemas com arbitragem ao longo do campeonato, as finais do Campeonato Baiano será com árbitros de fora, de outras Federações. Para o Ba-Vi de amanhã, a arbitragem será do paulista Wilson Luiz Seneme, auxiliado pelo baiano Alessandro Álvaro Rocha Matos e pelo paranaense Roberto Braatz, todos aspirantes ao quadro da FIFA.

Autor(a)

Deixe seu comentário