Desculpaê pensar nisso agora

Por Paulo Leandro

A turma não gosta de puxar este assunto e eu já vou pedindo desculpaê, não é por nada não, nem tou querendo dizer que ninguém é culpado ou incompetente, muito pelo contrário, só tem fera por aqui, mas vejam a que ponto chegou o nosso velho e querido futebol baiano.

Estamos festejando hoje mais uma bela vitória do Bahia sobre time goiano fora de casa. E, desta vez, para quem observa esse negócio de cor, o Atlético é vermelho-e-preto que nem um certo rival do Tricolor. Vencer o rubro-negro goiano em Goiânia é beleza. Só pode fazer bem.

Vejam só. O Bahia está enfrentando três goianos na Série C e venceu todos três. Mas observem: o nosso principal time, o de maior torcida, e coisa e tal, duas estrelas de campeão nacional e 40 e tantas estaduais, está suando tudo para passar os goianos. E vai passando por todos.

Eles têm um time na Série A, o Goiás, que já teve até em Libertadores outro dia. Nós, nem sabemos se o vitorinha sobe, depois de dar o mole que deu sábado, empatando com o Criciúma em casa. Só vou comparar com Goiás hoje, porque é o exemplo mais nítido, mas tem outros.

Vejam o quanto o futebol da Bahia está atrasado e aqui, não cabe fazer nenhuma observação a gestão nenhuma, pois a turma não gosta, e quando o dirigente é muito querido, não se pode mesmo dar nenhum toque, nem que seja na intenção da melhoria. Pura bestagem minha.

CHUPA-MOLHOS

Dizem, não sou eu quem estou dizendo, que pelo potencial de torcida do futebol da Bahia, era pra gente ter uma gestão bem melhor. Mas, quem sabe, às vezes, é azar, e ninguém tem culpa de chamar pra trabalhar as amizadinhas da região do frio, aplicando critério de bairro.

Outros estados, como Goiás, conseguem botar três times num octogonal da Série C, e nós, apenas um, e o time de marca mais famosa. Nossos outros clubes, parece que só servem pra campeonato baiano e olhem lá, desculpem, não sou eu quem diz. É óbvio. Está aí.

Os resultados, as campanhas, os números, o que vocês quiserem buscar como parâmetro é que evidenciam a nossa pobreza, em contraponto com o potencial de público, segundo afirmam os chatos, cuja mania de pensar deve ser ignorada para manter as coisas quietas.

Eu tenho pra mim, pelo que venho vivenciando nestas décadas de acompanhamento deste futebol, que já era pra gente ter, pelo menos, um Fluminense de Feira, um Conquista, ou sei lá que nome se dá aquele time de lá, Primeiro Passo, parece, disputando esta tal de Série C aí e comemorando o acesso para a B.

Pelo menos estes dois. Um Juazeiro também, que todo ano desfaz o time, ameaça não jogar, aí chamam Baé de técnico e aquele zagueiro de 40 anos, como é mesmo o nome, que todo ano entra como titular? Goiás pode colocar três chupa-molhos e a Bahia tem seu filé no octogonal final da Série C.

PURO SONHO

Não era para ser o Bahia aí comemorando vitórias sobre Crac, de 1 a 0, em casa, gol de pênalti, sobre Vila Nova e Atlético, lá em Goiânia. Grandes vitórias, sem dúvida, mas não são clubes do tope do Bahia, não, tenham paciência, ou eu estou muito enganado, exigindo demais?

O Bahia está praticamente garantido na Série B e resta à grande torcida fiel comprar logo o ingresso antecipado para os próximos jogos, entupindo a Fonte Nova para curtir a delícia de, quem sabe, ser campeão brasileiro também desta terceirona, por que não? Carnaval!

Mas, fica também, não levando a mal os fãs dos dirigentes maravilhosos que nós temos, o convite para uma reflexão, se é mesmo isso que a gente acha que é o ideal para nosso futebol, ter o Bahia comemorando o acesso para a Série B. É o melhor que podemos?

Parece que o ideal era a gente ter Bahia e Vitória disputando título nacional na Série A, quando nada acesso para Libertadores e Copa Sul-americana, Fluminense de Feira e Conquista subindo agora para a Série B, e aí na C, podia ser um Juazeiro, um Galicinha, um Atlético de Alagoinhas…

Citei estes que me vieram à cabeça, mas podia ser um Colo-Colo da histórica Ilhéus ou o grande Itabuna, quem sabe aí um Botafogo ressuscitado e um Leônico com mais vergonha que esse aí que tomou dez do Guanambi. O futebol da Bahia podia ser outro ou é puro sonho?

BOCONA

Este desenho de sucesso tinha tudo pra dar certo, se a gente tivesse um pouco mais de sorte, talvez aí na escolha dos comandantes, ou se os amigos deixassem que se desse alguns toques com o objetivo de, quem sabe, melhorar a administração já tão perfeita, quase divina.

Desculpem aí qualquer coisa, não escrevi por mal, parabéns ao Bahia, sucesso ao Vitória, pois ainda é possível batalhar para subir à Série A, e boa sorte aos gestores no sentido de fazer com que este futebol consiga comemorar de acordo com seu potencial. A torcida merece.

Embora seja necessário lutar por estes acessos agora, pelo momento asfixiante que o futebol baiano enfrenta, seria bom, talvez, refletir direitinho e lembrar que subir para a Série A, no caso do Vitória, nesta temporada, e do Bahia, para o ano, são obrigações e não conquistas.

É bem provável que o cenário fosse outro, se o investimento pulverizado em comunicação de longo alcance, para alardear feitos bestinhas ou evitar críticas necessárias, pudesse ser um pouquinho, ao menos, repartido com gestão profissional qualificada de verdade.

Controlar a imprensa seria o melhor caminho para quem quer manter a boquinha, aliás, boquinha, não, bocona. Ser controlado, melhor ainda, para enfrentar tantas dificuldades que todos passamos. Então, parabéns para todos nós, sucesso, felicidades, tudo de bom, turminha!

Ainda bem que não temos qualquer registro deste tipo de controle por aqui. Isso é coisa lá do planeta Draco, controlado pelos greys, que fazem implante na etnia reptiliana. Único probleminha é que estes visitantes utilizam espírito humano como alimento e deixam somente uma carcaça vazia de sentido para viver, mais garganta que coração.

RUI

Os tricolores têm toda a oportunidade de desabafar, afinal, lembra do ano passado? Teve invasão de campo e tudo. Mas, lembrando sempre que festejar demais subir da C para a B cairia bem para o Ipitanga.

A impressão que fica é de um futebol com um corpão malhado, vestido numa sunguinha tipo o pessoal do levantamento de peso. Um cara que calça 42 usando sapato 36. Construímos um ambiente ruim para pessoas de boa vontade que querem trabalhar. Um reino nefasto.

Agora, com a boa oportunidade de acesso para a Série B, os cartolas vão se desentocar para ficar falando meia hora seguida de seus supostos méritos, quer ver, prestem atenção, fortalecendo um projeto de poder com respaldo no resultado que é um dever e não virtude.

É capaz de gastarem uma tinta danada para dizerem o que não diriam se o Bahia não fizesse a boa campanha que está realizando. Assim, tudo fica como dantes e, agora, ainda melhor, com a possibilidade de amestrar a opinião da torcida, se houvesse mesmo o controle da informação que dizem existir no planeta Draco, aquele dos greys.

Como dizia Rui, “de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir da honra, a ter vergonha de ser honesto”. Taí uma frase eterna que fica mais atual a cada dia. Mas é lá pro planeta Draco, né nada por aqui não, viu?

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário