Bahia x Grêmio: STJD reabre inquérito sobre suposta interferência externa

Os auditores aceitaram o pedido de Mandado de Garantia feito pelo clube gaúcho.

Foto: Reprodução

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu reabrir o inquérito para investigar suposta interferência externa no jogo entre Bahia e Grêmio, que foi disputado no dia 27 de abril, na Arena Fonte Nova, e terminou com triunfo do time baiano por 1 a 0 com gol do atacante Everaldo. Os auditores aceitaram o pedido de Mandado de Garantia feito pelo clube gaúcho.

O Grêmio entrou com uma Notícia de Infração dois dias após a partida por conta da expulsão de Diego Costa, que teria ocorrido, segundo a versão gremista, por interferência de Jailson Macedo Freitas, ex-árbitro, presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia e delegado daquela partida conforme a CBF..

A Procuradoria analisou e recomendou abertura de inquérito. O procurador-geral da época deu parecer para o arquivamento. Depois, o clube pediu a revisão do arquivamento, que foi mantido pelo novo procurador-geral, Paulo Dantas. O último passo foi o Mandado de Garantia do Grêmio.

Com a decisão de reabertura do inquérito, o presidente do STJD irá sortear o novo relator. O processo disciplinar que julga a expulsão de Diego Costa aguarda a conclusão para ser apreciado em primeira instância.

ENTENDA A CONFUSÃO:

Nos minutos finais do jogo, o árbitro Bráulio da Silva Machado expulsou o atacante Diego Costa por suposta ofensa ao quarto árbitro. Após a expulsão, o técnico Renato Gaúcho se revoltou e tirou os jogadores reservas do banco, ordenando que todos fossem para o vestiário.

Em entrevista coletiva após o confronto, Renato acusou o ex-árbitro Jailson Macedo Freitas, presidente da comissão de arbitragem da Federação Baiana de Futebol (FBF), de ter apontado a expulsão de Diego Costa ao quarto árbitro Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA).

“O senhor Jailson Macedo Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele estava onde não poderia estar, do lado do quarto árbitro. O quarto árbitro não viu nada, foi ele (Jailson) que diz que viu o Diego falar alguma coisa. Ele estava num local onde nem poderia estar, e o Diego não falou absolutamente nada”, disparou, em entrevista após o jogo disputado em abril.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário