Ba-Vi de 180 minutos é a chave para o título de 2008

O clássico Ba-Vi deste domingo é, na verdade, o primeiro tempo de uma partida de 180min. Independentemente do resultado no jogo do Barradão, o duelo terá continuidade no estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, daqui a uma semana, e o resultado combinado das duas partidas poderá ser determinar o campeão baiano de 2008.

Na partida que deve assistir ao gol de número 100 em clássicos no Manoel Barradas, o Bahia sai na frente após conseguir garantir a presença do meia Elias, artilheiro do time com 10 gols na competição, enquanto o Vitória sofre com a ausência do atacante Rodrigão, suspenso. O esperado duelo entre o homem-gol rubro-negro contra a melhor defesa do campeonato deverá ficar para a próxima semana.

Outros aspectos também permitem uma situação psicológica mais confortável para o tricolor. Invicto no Estadual há 67 dias, desde a derrota para o Poções por 1 x 0, o Bahia segue com uma das séries de invencibilidade mais longas do país na atualidade. Já no Barradão, o time está há dois anos e dois meses sem perder para o rival. O tabu já levou até o diretor de futebol do Bahia, Ruy Aciolly, a batizar o Barradão de “recreio tricolor”.

Para o Vitória, além de reconquistar a moral dentro dos próprios domínios, vencer o Bahia na tarde deste domingo significa manter a liderança do quadrangular final, mas desta vez com uma vantagem mais folgada. Atualmente, os adversários têm 4 pontos na tabela e estão separados unicamente pelo número de gols marcados. O time rubro-negro estufou as redes seis vezes, contra apenas duas dos tricolores.

O problema é combinar a potência do melhor ataque da competição com a fragilidade da defesa, capaz de sofrer cinco gols em uma só partida dentro de casa. Para isso, o técnico Vagner Mancini investiu no entrosamento entre os zagueiros Marcelo Batatais, Anderson Martins e Leonardo Silva, mas não decidiu se a equipe entra em campo com três zagueiros.

Dúvida também na escalação do volante Jackson, que passou a semana com dores no tornozelo. Caso não seja aprovado pelos médicos pouco antes da partida, será substituído por Bida. “A vontade é de jogar, mas o receio é sentir e obrigar o treinador queimar uma substituição”, ponderou ao atleta.

O mistério também cerca a escalação do Bahia. No meio, Rivaldo e Ananias disputam a útima vaga, enquanto no Ataque Didi e Charles brigam para acompanhar Cristiano. Enquanto os dois primeiros medem forças para figurar no setor cercados de méritos diversos, como a velocidade e a capacidade defensiva, os atacantes deverão ser escolhidos na base do “menos pior”.

O último gol marcado por Didi no Baianão aconteceu no dia 23 de março, quando desencantou após 36 dias sem marcar. Já Charles anotou duas vezes na partida seguinte, dia 26, diante do Atlético-BA. No quadrangular, apenas Elias e Ananias fizeram a alegria da torcida.

Bahia e Vitória só não podem pensar em empate caso queiram continuar disputando a liderança da fae final. Em caso de igualdade, o Vitória da Conquista pode assumir a ponta da competição caso vença do Itabuna em casa marcando dois gols a mais do que o Vitória. Desta forma, alcançaria a dupla Ba-Vi em número de pontos, mas ultrapassaria o rubro-negro nos tentos anotados, critério de desempate que separa os rivais atualmente. Com informações do UOL

Autor(a)

Deixe seu comentário