Tratado como uma joia da divisão de base rubro-negra, o lateral-esquerdo Ainoã deixou o Esporte Clube Vitória nos últimos dias. O jovem promissor, de apenas 18 anos, tinha contrato até março de 2024, mas não chegou a um acordo para a renovação e acertou sua saída para o Flamengo. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Arena Rubro-Negra.
Como já perderia o atleta de graça, a diretoria do Vitória aceitou manter 30% dos direitos econômicos em troca da liberação antecipada para o Flamengo. Com isso, poderá lucrar em uma futura venda. O jogador se apresenta ao clube carioca em janeiro e inicialmente deve integrar o time sub-20.
Cria das divisões de base do Vitória, Ainoã Ricardo Silva Oliveira assinou seu primeiro contrato em 2021, aos 16 anos. Ele vinha se destacando pelo time sub-20 e conquistou os títulos do Campeonato Baiano sub-20 e a Copa do Nordeste da mesma categoria.
O jogador fez sua estreia pelo time profissional no início deste ano, durante derrota para o Campinense, pela última rodada da Copa do Nordeste, quando o Leão mandou a campo um time alternativo, visto que já estava eliminado. O lateral foi titular e jogou até os 34 minutos do segundo tempo.