O Esporte Clube Bahia tinha um desafio para lá de complicado nesta quarta-feira (06), considerada por muitos como uma “missão quase impossível”. Precisava vencer o vice-líder Atlético-MG, e ainda secar Santos e Vasco, para ter chance de evitar o rebaixamento à Série B. O problema maior não era secar os concorrentes, mas sim vencer o time de melhor aproveitamento no returno, que ainda estava na briga para garantir uma vaga no G-4. Diante dos últimos resultados, especialmente na Fonte Nova, era muito difícil confiar nessa salvação.
A torcida, mesmo irritada e decepcionada com a campanha irregular no Brasileirão, acreditou, e compareceu à Arena Fonte Nova para apoiar o time que, diferente das últimas rodadas, fez sua parte, com uma excelente atuação, goleando o Atlético-MG, por 4 a 1, com gols de Cauly, Luciano Juba, Thaciano e Ademir. Bastava que Vasco ou Santos não vencesse. O Cruz-Maltino, com um a mais, derrotou o Red Bull Bragantino por 2 a 1, mas o Santos foi derrotado pelo Fortaleza, por 2 a 1, na Vila Belmiro, resultado que livrou o Esquadrão do rebaixamento e mandou o Peixe para o primeiro rebaixamento de sua história.
O Bahia fez um excelente primeiro tempo, e começou o jogo pressionando. Aos 10 minutos, Rezende roubou a bola de Edenilson e tocou para Thaciano servir Cauly, que mandou no canto e abriu o placar. O tricolor seguiu melhor, e criando chances, mas sem aproveitar, e aos 35, foi castigado com o gol de empate marcado por Paulinho, aproveitando cochilo de Luciano Juba. Porém, aos 51, o meia-atacante se redimiu e aproveitou cruzamento de Thaciano para mandar de primeira e colocar novamente o Esquadrão na frente.
O Esquadrão não se acomodou no segundo tempo e seguiu pressionando. Aos 21 minutos, Rezende arriscou e a bola sobrou para Thaciano, que pegou de primeira e chutou mascado, mas conseguiu enganar o goleiro e marcar o terceiro. Com o 3 a 1, o Bahia não relaxou e nos acréscimos, Ademir fez o quarto, transformando o triunfo em goleada, e um triunfo fundamental para a permanência na elite do futebol nacional, evitando o que seria um dos maiores vexames de sua história no primeiro ano da SAF.
Agora o Esporte Clube Bahia inicia o planejamento para a temporada 2024, quando disputará Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A do Brasileirão. A estreia do Esquadrão em 2024 será contra o Jequié, no dia 17 de janeiro, às 21h30, na Arena Fonte Nova, pela 1ª rodada do Baianão.
RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA:
Goiás 1 x 0 América-MG
Bahia 4 x 1 Atlético-MG
Coritiba 0 x 2 Corinthians
Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
Cuiabá 3 x 0 Athletico-PR
Fluminense 2 x 3 Grêmio
Internacional 3 x 1 Botafogo
Santos 1 x 2 Fortaleza
São Paulo 1 x 0 Flamengo
Vasco 2 x 1 Red Bull Bragantino