Neste domingo (03), o Esporte Clube Bahia tem um jogo de vida ou morte na luta contra o rebaixamento. Ocupando a 17ª colocação, com 41 pontos, o Esquadrão precisa quebrar um tabu para vencer o América-MG fora de casa para e ainda torcer por tropeço de Santos (15º com 43) e/ou Vasco (16º com 42) para deixar o Z-4 Campeonato Brasileiro. A partida pela penúltima rodada está marcada para 18h30, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
Em 11 jogos contra o América-MG em Minas Gerais (entre Série A, Série B e Copa do Brasil), o Esquadrão venceu quatro, empatou cinco e perdeu apenas dois, ou seja, leva vantagem. No entanto, essas quatro vitórias foram de 1973 até 2010. De 2010 para cá, o Bahia não conseguiu mais vencer o Coelho fora de casa. Nos últimos seis encontros, foram quatro empates e duas derrotas.
O último triunfo do Bahia sobre o América-MG em solo mineiro foi em novembro de 2010, por 1 a 0, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), pela Série B, com gol marcado pelo atacante Jael, um dos destaques na conquista do acesso à Série A naquele ano. No confronto, o Tricolor – comandado por Márcio Araújo – atuou com Fernando Leal, Ananias, Luizão, Nen e Ávine; Leandro, Marcone, Fábio Bahia e Morais; Adriano Michael Jackson e Jael.
O último confronto entre os dois times em Minas Gerais foi em outubro de 2021, pela Série A, e terminou empatado sem gols, na Arena Independência. Em 2023, pelo primeiro turno do Brasileirão, o Bahia venceu por 3 a 1 na Arena Fonte Nova, com gols marcados por Everaldo, Cauly e Rafael Ratão.