Após a demissão do uruguaio Diego Aguirre, o Santos se lançou no mercado em busca de um novo treinador, porém, tem encontrado dificuldades diante da situação delicada que o clube se encontra no Campeonato Brasileiro da Série A e com a temporada perto do fim. O plano A da diretoria santista era Mano Menezes, que está sem clube após deixar o Internacional. Porém, Mano afirmou que não pretende assumir nenhum clube esse ano.
O portal ESPN apurou os nomes que estão sendo analisados pela alta cúpula alvinegra, e a lista conta com treinadores que fazem bom trabalho na Série B: Thiago Carpini, que foi vice-campeão do Paulista neste ano pelo Água Santa e atualmente está no Juventude, e Jair Ventura, que vem recuperando o Atlético-GO. Ele, inclusive, já teve passagem pela Vila Belmiro em 2018.
De acordo com o portal “De Olho no Peixe”, a diretoria também avalia o técnico português Renato Paiva, que deixou o Esporte Clube Bahia recentemente após nove meses, e também Guto Ferreira, demitido do Ceará no final de agosto. A ideia do Peixe é aproveitar o espaço nos jogos contra Bahia (18 de setembro) e Vasco (1º de outubro) para trazer o novo comandante.
Com passagens por Benfica (Portugal), Independiente del Valle (Equador) e Léon (México), Renato Paiva foi contratado pelo Bahia já sob a administração do City Football Group. Porém, acumulou decepções durante a temporada, como a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste, além das goleadas sofridas para Sport e Fortaleza. Na Série A, o Esquadrão vem aos trancos e barrancos tentando se afastar da zona de rebaixamento. Ele deixou o Tricolor em 16º, com 22 pontos.