O Esporte Clube Vitória segue contrariando os matemáticos, que apontaram apenas 0,2% de chances de acesso à elite antes do início do Campeonato Brasileiro da Série B, algo que também serviu de motivação para a equipe, como afirmaram alguns jogadores. Com uma postura completamente diferente daquela que foi determinante para as eliminações na primeira fase do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, o Leão não apenas figura como candidato ao acesso, como também ao título da Série B 2023, algo que garantiria a vaga para a Copa do Brasil de 2024.
Na noite desta sexta-feira (05), o Leão emplacou a quarta vitória seguida no Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Botafogo-SP pelo placar de 3 a 0, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Os gols foram marcados por Léo Gomes, Welder e Tréllez. O estádio teve dois apagões, interrompendo o jogo duas vezes e por quase 40 minutos, mas isso não foi capaz de apagar o brilho do rubro-negro, que segue embalado. Com o triunfo, o Vitória segue avassalador, com 4 vitórias em 4 jogos, 11 gols marcados e nenhum sofrido, reassumindo a liderança com 12 pontos. Já o Botafogo-SP amarga a segunda derrota e segue em 5º com 9 pontos.
No primeiro tempo, o Vitória começou pressionando com Osvaldo, aos 7 minutos. finalizando cruzado para o gol de Matheus Albino. Porém, foi o Botafogo-SP quem perdeu a primeira oportunidade clara, com o atacante Salatiel, no minuto seguinte. Ele driblou os dois defensores do Rubro-Negro e saiu cara a cara com Lucas Arcanjo, mas desperdiçou uma ótima chance. Welder também teve uma excelente chance, e parou no goleiro Albino. Mas aos 34 minutos, após falta cobrada da esquerda, o volante Léo Gomes se antecipou à zaga e deu uma casquinha de cabeça para abrir o placar.
No segundo tempo, o Vitória voltou muito bem postado, impedindo o time mandante de jogar e criando boas chances de gol, como foi com Zé Hugo aos 5 minutos. Mas aos 16 minutos, em contra-ataque rápido, Osvaldo recebeu na direita, avançou e serviu Welder, que anotou o segundo. Aos 18 minutos, alguns refletores do estádio apagaram, interrompendo o jogo.
A partida foi retomada vinte minutos depois, mas um novo apagão interrompeu novamente o embate por mais 20 minutos. Apesar das paralisações, a partida retomou animada, com chances para os dois lados, mas foi o Leão quem marcou novamente, com Tréllez, já nos acréscimos, fechando a conta, com direito a gritos de “olé” dos rubro-negros no estádio.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Vitória volta a jogar de fora de casa, agora enfrentando o Ceará, na próxima quarta-feira (10), às 19h, no Estádio Presidente Vargas, em duelo válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Já o Botafogo-SP visita o ABC no dia 14, um domingo, às 20h30, no Estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão), em Natal-RN, pela 6ª rodada.
JOGOS DA 5ª RODADA DA SÉRIE B
SEXTA, 05/05
21h30 – Botafogo-SP 0 x 3 Vitória
SÁBADO, 06/05
16h00 – Criciúma x Ituano
18h15 – Mirassol x Vila Nova
18h15 – Sampaio Corrêa x Juventude
18h15 – Tombense x Avaí
20h30 – Chapecoense x Novorizontino
20h30 – CRB x ABC
DOMINGO, 07/05
11h00 – Ponte Preta x Ceará
19h00 – Sport x Guarani
SEGUNDA, 08/05
20h00 – Atlético-GO x Londrina
- Soriano indica reforços pontuais e classifica trabalho de Paiva como positivo
- “Vitória é gigantesco e não deveria ter saído da Série A”, diz atacante
- Bahia recebe R$ 190 milhões do Grupo City para quitar principais dívidas
- Atacante do Vitória descarta meta de pontos fora: ‘Tem que tentar ganhar todos’