Apesar de não conseguir repetir 1970, último ano em que disputou a final do Campeonato Baiano, o Itabuna encerrou a competição em 2023 com uma campanha histórica no seu retorno à elite após uma década. No último sábado, o Dragão do Sul foi eliminado ao ser goleado pelo Bahia por 4 a 1 na Arena Fonte Nova. Porém, finalizou com a terceira melhor campanha e garantiu vaga na Copa do Brasil e Série D de 2024.
O Itabuna dependia de um triunfo ou empate do Jacuipense contra a Juazeirense neste domingo, e o Leão do Sisal fez o dever de casa vencendo por 3 a 0 e avançando à final do Campeonato Baiano. Com isso, as três vagas do estado para a Copa do Brasil ficaram para Bahia, Jacuipense e Itabuna. Vale lembrar que a CBF mudou o critério de classificação para a Copa do Brasil, e agora é utilizado o ranking das federações. A FBF definiu que o campeão, o vice-campeão e o 3º melhor colocado ficam com as vagas.
Em 11 jogos no Campeonato Baiano, o Itabuna conquistou 5 vitórias, empatou 3 e perdeu 3, marcou 15 gols e sofreu 13. O principal destaque do time foi o atacante Cesinha, que atuou em todos os jogos e é o artilheiro do Estadual com 6 gols marcados.
- Neto Baiano desabafa após eliminação da Juazeirense: “Tomar vergonha na cara”
- Veja os gols de Jacuipense 3 x 0 Juazeirense pela semifinal do Baiano
- Jacuipense despacha a Juazeirense e pega o Bahia na final do Baianão
- Bahia inicia venda de ingressos com promoção para jogo contra o CRB
- Em nota, Itabuna critica arbitragem após derrota para o Bahia: “Decepção e vergonha”