Com a estreias de alguns dos novos contratados, como Marcos Felipe, Kanu, Raul Gustavo, Everaldo e Biel, o Esporte Clube Bahia, agora gerido pelo City Football Group, deu a largada na temporada 2023 com o pé direito, vencendo a Juazeirense pelo placar de 3 a 1, diante de quase 25 mil torcedores no Estádio Metropolitano de Pituaçu, pela estreia no Campeonato Baiano. Goulart, Rezende e Biel marcaram para o Esquadrão, enquanto Kesley marcou para o Cancão de Fogo. O time de Renato Paiva não criou tantas oportunidades, mas mostrou eficiência, enquanto o Cancão de Fogo foi mais agressivo no 2º tempo e deu trabalho, mas parou no goleiro.
Com os primeiros 3 pontos somados, o Bahia assume a liderança do Baianão, que iniciou na terça-feira com um jogo isolado reeditando a final da Série B do Estadual do ano passado. O Itabuna venceu o Jacobinense por 1 a 0 no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista. O único gol foi marcado pelo atacante Flavinho, encobrindo o goleiro, aos 16 minutos do segundo tempo.
A Juazeirense começou assustando e em cobrança de falta exigiu boa defesa do goleiro Marcos Felipe, mas o Bahia logo assumiu o controle da partida e passou a pressionar, porém, sem conseguir ser agressivo. Após os 30 minutos, as oportunidades começaram a surgir. Matheus Bahia carimbou a trave e acordou o time em campo, e aos 33 minutos, o lateral fez jogada pela esquerda e tocou para Mugni cruzar e achar Ricardo Goulart dentro da área para abrir o placar. Aos 37, Daniel cruzou, a zaga afastou mal e Rezende aproveitou para ampliar. Caio Vidal ainda teve uma chance clara, mas finalizou em cima do goleiro.
No 2º tempo, a Juazeirense iniciou assustando. Aos 9 minutos, Reinaldo cobrou falta no canto e Marcos Felipe espalmou. Com o placar confortável, o Bahia deu uma acomodada, mas quando chegou, mostrou eficiência. Aos 24 minutos, Vitor Jacaré cruzou na medida para o estreante Biel anotar o terceiro. Apesar do placar desfavorável, o Cancão de Fogo seguiu criando boas chances. Aos 28, após Clebson exigir grande defesa de Marcos Felipe, o time de Juazeiro diminuiu com Kesley. Aos 32, Clebson novamente deu trabalho ao arqueiro tricolor.
Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Jacuipense, no próximo domingo (15), às 18h30, no Estádio Eliel Martins (Arena Valfredão), em Riachão do Jacuípe, pela 2ª rodada do Campeonato Baiano. Já a Juazeirense encara o Barcelona de Ilhéus, no sábado (14), às 18h30, no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.
JOGOS DA 1ª RODADA:
10/01 – Itabuna 1 x 0 Jacobinense (Lomanto Júnior, Vitória da Conquista, às 21h30)
11/01 – Bahia 3 x 1 Juazeirense (Roberto Santos, Salvador, às 19h15)
11/01 – Barcelona de Ilhéus x Atlético-BA (Lomanto Júnior, Vitória da Conquista, às 21h30)
12/01 – Bahia de Feira x Vitória (Arena Cajueiro, Feira de Santana, às 19h15)
12/01 – Doce Mel x Jacuipense (Roberto Santos, Salvador, às 21h30)