Diante do aproveitamento ruim como visitante, o Esporte Clube Bahia tem como grande trunfo no Campeonato Brasileiro da Série B a Arena Fonte Nova, onde tem o apoio maciço de sua torcida. E neste sábado (03), não foi diferente. O torcedor compareceu em grande público e apoiou a equipe, mesmo depois de uma derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta jogando um futebol muito abaixo. Em Salvador, o Tricolor vinha de uma sequência de seis jogos sem perder e quatro triunfos seguidos, e ampliou a invencibilidade vencendo o Tombense por 3 a 1, novamente de virada. Everton Galdino fez para o time mineiro, enquanto Lucas Mugni (pênalti), Vitor Jacaré e Jonathan Copete anotaram para o Esquadrão.
Com o triunfo, o Tricolor Baiano chegou aos 50 pontos, se firmando na vice-liderança, abrindo três pontos para o Grêmio (3º), cinco para o Vasco (4º) e oito pontos para o Londrina (que vai jogando e empatando com o Operário nesse momento). Já o Tombense segue com 39 pontos ocupando a 8ª colocação.
No primeiro tempo, o Bahia dominou, criou inúmeras chances, mas foi para o intervalo perdendo por 1 a 0. No primeiro minuto, Goulart carimbou a trave e no rebote Daniel finalizou para defesa do goleiro. Aos 21, Mugni descolou bom passe para Goulart, que livre dentro da área mandou no travessão. Após suportar a pressão inicial do Esquadrão, o Tombense resolveu ir ao ataque e aos 23 minutos, na primeira finalização, Everton Galdino apareceu nas costas de Ignácio e, com um sem pulo, mandou para a meta de Mateus Claus, que até defendeu, mas a bola tocou no travessão e entrou. O Tricolor tentou correr atrás do prejuízo e quase empatou com Vitor Jacaré, que finalizou de fora da área e exigiu boa defesa de Felipe Garcia. Nos acréscimos, o Tombense chegou novamente e teve duas excelentes chances para ampliar, mas Mateus Claus salvou.
O Bahia voltou para pressionando e logo aos 4 minutos, a árbitra Edina Alves foi chamada pelo VAR para ver um toque na mão do defensor do Tombense. Pênalti marcado. Lucas Mugni foi para a cobrança e igualou o placar aos 8 minutos. Três minutos depois, veio a virada com Jacaré aproveitamento cruzamento de Mugni e dando um carrinho para colocar o segundo no placar. O Tricolor seguiu melhor em campo e criando inúmeras chances de gol, uma delas com Matheus Davó na cara do gol. Além disso, o Bahia ainda teve um pênalti não marcado a seu favor e sequer analisado pelo VAR. Mas não fez falta. Aos 39, Daniel serviu para Copete anotar o terceiro do Bahia e o primeiro dele pelo tricolor, fechando a conta na Fonte Nova.
Agora o Esporte Clube Bahia terá dois jogos em sequência longe de Salvador. O próximo compromisso do Esquadrão é na quinta-feira (08), diante do Criciúma, às 19h, no Estádio Heriberto Hülse, na cidade de Criciúma (SC), pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Depois, encara o Sport em confronto direto marcado para o dia 12, segunda-feira, às 20h, na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Já o Tombense volta a campo no próximo sábado (10), às 11h, no Estádio Municipal Doutor Novelli Junior, em Itu (SP).
JOGOS DA 28ª RODADA DA SÉRIE B
SEXTA, 02/09
19h00 – Náutico 2 x 0 Ituano
21h30 – Grêmio 2 x 1 Vila Nova
SÁBADO, 03/09
11h00 – Novorizontino 1 x 1 CSA
16h30 – Guarani 3 x 0 Sampaio Corrêa
16h30 – Brusque 1 x 0 Vasco
17h00 – CRB 1 x 0 Sport
19h00 – Bahia 3 x 1 Tombense
19h00 – Chapecoense 3 x 0 Ponte Preta
20h30 – Operário x Londrina
DOMINGO, 04/09
16h00 – Cruzeiro x Criciúma
- Figueirense vence o Paysandu e assume liderança no grupo do Vitória
- Sport é derrotado pelo CRB e perde chance de colar no G4 da Série B
- Vasco perde para o Brusque e liga o secador contra os concorrentes
- Com uma mudança, Bahia está escalado para enfrentar o Tombense
- Acerto do Bahia com o Grupo City não depende de acesso à Série A, diz site