Bahia começa a Série B do Brasileiro com ótimos números

No entanto, fica nítido que é preciso um equilíbrio melhor entre o desempenho dentro e fora de casa.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Metade do primeiro turno do Brasileirão da Série B já foi disputado. Nove das 38 rodadas da principal divisão de acesso do futebol nacional se passaram e um dos destaques da competição, até aqui, é o Bahia. O Tricolor é um dos integrantes do disputado G4 e tem números bem interessantes no torneio. Estatísticas que ajudam a manter a equipe baiana como uma forte candidata ao acesso para a elite.

Dois fatores, em especial, têm chamado a atenção nesta campanha dos comandados de Guto Ferreira no torneio nacional. Os números do ataque do Tricolor e o desempenho da equipe como mandante. Aliás, muito deste bom início de Série B do Bahia se deve ao desempenho do time em casa, afinal, longe de Salvador, a equipe tem sofrido bastante. Confira as estatísticas a seguir.

Melhor ataque da Série B

Com 11 gols marcados nas nove primeiras rodadas da Série B, o Bahia fechou a metade inicial do primeiro turno com o melhor ataque da competição. A marca não é das mais expressivas, é verdade, tanto que a média é de apenas 1.22 tento por partida, mas foi o suficiente para ser melhor que os rivais. Apesar disso, vale destacar que não há um goleador no Tricolor. Davó, Danielzinho, Vitor Jacaré e Rildo dividem a artilharia do time, cada um deles com duas bolas nas redes.

Vale destacar ainda que a defesa dos comandados de Guto Ferreira também apresentou um desempenho razoável neste quarto inicial de campeonato. Foram apenas cinco gols sofridos, a sexta melhor marca do torneio após as nove primeiras rodadas. No total, os jogos do Bahia tem, em média, 1.8 tento por partida. Ou seja, os números indicam uma grande eficiência, em se defender bem para não precisar marcar tantos gols.

Desempenho em casa se destaca

Outra estatística que se destaca em meio a este início de campanha do Bahia na Série B é o desempenho como mandante. O Tricolor não perdeu pontos nos quatro primeiros jogos que fez na Arena Fonte Nova. Além disso, a enorme maioria dos tentos da equipe na competição foram marcados exatamente nesta situação. Foram nove tentos do time de Guto Ferreira atuando em casa. Destaque também para a defesa, que só foi vazada uma vez em Salvador.

No entanto, ao mesmo tempo em que o desempenho como mandante é excelente, fora de casa, as atuações do Bahia preocupam. Dos cinco jogos que fez longe da capital baiana, a equipe venceu apenas um. Foram também somente dois gols marcados, além de quatro sofridos. Obviamente este é um fator que requer uma atenção especial de Guto Ferreira, afinal, uma boa campanha como visitante também é importante na busca pelo acesso.

O que esses números significam?

Este bom início de competição confirma o Bahia como um forte candidato ao acesso para a elite do Brasileirão. Mesmo com rivais de enorme tradição, como Cruzeiro, Vasco, Grêmio e Sport, por exemplo, o Tricolor demonstra que pode ficar como uma das vagas para a Série A em 2023. No entanto, fica nítido que é preciso um equilíbrio melhor entre o desempenho dentro e fora de casa.

Se para os torcedor do Tricolor, o que mais importa é isso, para outros tantos estes números também podem ser muito úteis na hora de realizar apostas esportivas. O Bahia pode ajudar os apostadores a terem lucros nos jogos de hoje em diante. Vitórias dos comandados de Guto Ferreira na Arena Fonte Nova (podendo ainda ser incrementado o fato da defesa ser pouco vazada como mandante) e duelos de poucos gols tem tudo para trazer vantagens nos investimentos.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário