Bahia visita o Vasco em busca do título inédito da Copa do Brasil Sub-20

Bahia precisa vencer por dois ou mais gols de diferença

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O primeiro domingo de 2021 é de decisão para o time sub-20 do Esporte Clube Bahia, que busca o título inédito da Copa do Brasil da categoria. Nos primeiros 90 minutos, disputados no Estádio Metropolitano de Pituaçu, o tricolor baiano fez um bom jogo, criou muitas oportunidades, mas só marcou uma vez com Thiago Andrade, inclusive, abrindo o placar. No entanto, a defesa não estava em um dia inspirado, e em duas bobeiras, permitiu a virada do Vasco da Gama, perdendo por 2 a 1, e agora precisando reverter no jogo de volta marcado para hoje às 19h no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

 

Para levantar a taça nos 90 minutos, o Bahia precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Caso vença por qualquer placar com um gol de diferença, a decisão vai para a disputa por pênaltis. Assim como o Bahia, o Vasco também busca o seu primeiro título da Copa do Brasil Sub-20. Os vascaínos já foram às semifinais em 2017 e 2019 – no último ano, foi eliminado pelo Palmeiras, e esse ano chegaram na final pela primeira vez. Quatro anos atrás, em 2016, o Bahia chegou na final, mas perdeu o título para o São Paulo, sendo derrotado na ida (3×1) e empatando na volta (2×2).

Para chegar na grande final, o Esporte Clube Bahia eliminou Fluminense-PI (1ª fase), Ceará (oitavas de final), São Paulo (quartas de final) e Palmeiras (semifinal). Apesar do revés no primeiro jogo da final contra o Vasco, o técnico Eduardo Guadagnucci confia na virada e na conquista do título, mesmo atuando fora de casa. “A final está aberta. Nós temos condições de fazer um bom jogo também e sair com o resultado”, comentou.

A Copa do Brasil Sub-20 iniciou com 32 clubes, sendo que 27 são os campeões estaduais da categoria no ano anterior e outros cinco são os vice-campeões estaduais das cinco federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações. Na 1ª Fase, os 32 clubes se enfrentaram em 16 jogos únicos e os vencedores avançaram para as oitavas de final. A partir das oitavas de final, os confrontos foram em jogos de ida e volta, passando por quartas de final, semifinal e chegando na final. A competição é disputada desde 2012 e o maior vencedor é o São Paulo, que possui três títulos conquistados em 2015, 2016 e 2018. Os demais campeões foram Vitória (2012), Internacional (2014), Atlético Mineiro (2017) e Palmeiras (2019).

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário