O Campeonato Brasileiro chegou na última rodada com um roteiro eletrizante na luta contra o rebaixamento. Três times foram rebaixados antecipadamente: Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma. Quatro equipes chegaram na 38ª rodada com possibilidade de herdar a última vaga na Série B de 2025. Red Bull Bragantino, Athletico-PR, Fluminense e Atlético-MG.
Curiosamente, Athletico-PR, Fluminense e Atlético-MG foram finalistas das últimas três edições da Copa Libertadores. O Furacão perdeu o título em 2022 para o Flamengo, enquanto o Fluminense levantou a taça em 2023 diante do Boca Juniors. Já o Atlético-MG foi vice-campeão esse ano contra o Botafogo, e também perdeu a final da Copa do Brasil.
O Bragantino só dependia de uma vitória sobre o Criciúma dentro de casa, visto que tínhamos o confronto direto entre Athletico-PR e Atlético-MG. O Fluminense precisava de um empate diante do vice-líder Palmeiras, mesmo caso do Atlético-MG. Já o Furacão dependia de um triunfo.
O Massa Bruta fez sua parte e goleou o Criciúma por 5 a 1 no Estádio Nabi Abi Chedid, deixando a última vaga para o Athletico-PR, que perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 na Arena MRV e acabou amargando o rebaixamento à Série B, terminando em 17º com 42.