Soriano enxerga avanço no Bahia e pede paciência: "O progresso é evidente"

Soriano enxerga avanço no Bahia e pede paciência: “O progresso é evidente”

Na visão do dirigente, falta paciência ao torcedor para entender que é um projeto de médio e longo prazo. 

Soriano enxerga avanço no Bahia e pede paciência: “O progresso é evidente”
Foto: Reprodução/ge

O Esporte Clube Bahia vive uma temporada decepcionante, com eliminações na semifinal da Copa do Nordeste e quartas de final da Copa do Brasil, e perda do título baiano para o Vitória. O que poderia “salvar” o ano era justamente o Brasileirão, onde começou bem, chegando a disputar a liderança no primeiro turno, sempre presente entre os quatro primeiros.

No entanto, no segundo turno, o Bahia teve uma queda absurda de rendimento, chegando na reta final com uma incerteza sobre a possível vaga na Copa Libertadores, que era (e ainda é) a meta principal desde o início da competição. Sem vencer há cinco jogos, com quatro derrotas e um empate, o Tricolor caiu para o 8º lugar, se distanciando do G-6 e vendo outros concorrentes se aproximando.

Apesar da enorme pressão da torcida em cima do trabalho de Rogério Ceni, o espanhol Ferran Soriano, CEO do Grupo City, avalia a temporada do Bahia com positiva. Em entrevista ao ge.globo na última semana, depois do revés para o São Paulo, ele lembrou do ano passado, que o time brigou para não cair, e enxerga uma evolução no trabalho. Na visão do dirigente, falta paciência ao torcedor para entender que é um projeto de médio e longo prazo.

“É óbvio que a gente não vai ficar contente até ganhar o campeonato, mas o progresso é evidente. Eu me lembro muito bem do ano passado, a gente estava lutando para não ser rebaixado e foi bem difícil. Hoje temos outra pressão, mas é uma pressão positiva. A pressão de tentar classificar para a Libertadores. O progresso é evidente, mas faz parte de um caminho que acabou de começar. O nível do futebol brasileiro é alto. É alto pela intensidade do jogo, em comparação com outras ligas do mundo, é alto também porque tem talento”.

“Avançou o que a gente imaginou ou até mais. O Manchester City foi o melhor clube do mundo, e o número de títulos que a gente ganhou é espetacular. Mas lembre-se: são 15 anos. O ano zero do Manchester City é 2008. E a gente não ganhou um campeonato nem no primeiro ano, nem no segundo, no terceiro e no quarto. O Bahia já era um grande clube, é um grande clube, mas o nosso movimento começa 18 meses atrás. Depois de 18 meses, passar de potencial rebaixamento a estar em sétimo, sexto, oitavo na tabela é um progresso maior do que aconteceu em Manchester. Então, estamos no caminho. Obviamente, não posso dizer se vai demorar três anos, quatro, cinco, seis anos, mas vai chegar. Não tenho dúvida”.

“É importante também que o crescimento do projeto seja sustentável. Não adianta crescer muito para depois cair. E eu não tenho dúvida que estamos no caminho e vai chegar (o momento dos títulos). Eu entendo, a torcida é quem manda. O clube é deles, a gente só tem a custódia do clube nessa etapa da história. Eles cobram, e está bem. Mas o nosso trabalho precisa de frieza. Precisa planejamento, prudência e fazer as coisas passo a passo. Nesse caminho, estou mais do que satisfeito de sentar aqui com a pressão”.

“Uma das coisas que falta é paciência. Se não me lembro mal, 14 técnicos foram trocados no Brasileirão deste ano. É impossível. E eu sei, vocês sabem, todo mundo sabe que dar para alguém um trabalho difícil de liderança de um grupo e trocar depois de perder três jogos é uma ideia ruim. E isso acontece mais no Brasil do que deveria, eu acho. Acontece mais na Itália também. O ranking é Brasil, depois a Itália, depois a Espanha e na Inglaterra acontece pouco. No meu tempo no Manchester City a gente teve dois técnicos. E é assim que pode ser feito um projeto a longo prazo. Uma coisa que eu acho que deveria mudar no futebol brasileiro é a paciência com o técnico. O técnico precisa de tempo para trabalhar”.

 

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com