A Copa da Brasil terá uma final inédita. Após vencer por 1 a 0 no Estádio do Maracanã, o Flamengo arrancou um empate sem gols com o Corinthians neste domingo, na Néo Química Arena, mesmo jogando desde os 30 minutos do primeiro com 10 jogadores por conta da expulsão do atacante Bruno Henrique. Com isso, o Rubro-Negro Carioca garantiu vaga na decisão.
O Flamengo vai enfrentar na final o Atlético-MG, que passou pelo Vasco da Gama no último sábado. O Galo venceu por 2 a 1 no jogo de ida, na Arena MRV. Na volta, atuando em São Januário, o Cruzmaltino até saiu na frente, mas o atacante Hulk marcou um golaço e garantiu o empate em 1 a 1, e consequentemente a classificação.
O Flamengo, vice-campeão no ano passado ao perder para o São Paulo, tem quatro título da Copa do Brasil, empatado com o Palmeiras, e vai em busca do pentacampeonato para se igualar ao Grêmio, segundo maior campeão. Quem lidera o ranking de títulos do torneio é o Cruzeiro, com seis taças. Já o Atlético-MG foi campeão duas vezes e tenta o tricampeonato em 2024.
As finais da Copa do Brasil serão no dia 3 e 10 de novembro, e certamente que os torcedores do Bahia estarão ligados nas decisões, afinal de contas, caso o Flamengo seja campeão, o G-6 do Campeonato Brasileiro vira um G-7, e pode beneficiar o Tricolor de Aço na sua pretensão de disputar a Libertadores em 2025.
O Flamengo atualmente ocupa o 4º lugar na Série A, e está garantindo vaga na Libertadores. Se for campeão da Copa do Brasil, ele garante vaga direta para a fase de grupos do torneio continental. Desta forma, o 5º colocado fica com uma vaga direta para a fase de grupos, enquanto o sétimo colocado se classifica para a Pré-Libertadores.
O mesmo pode acontecer caso o Botafogo (atual líder da Série A) seja campeão da Copa Libertadores. Ou seja, podemos ter até um G-8. No momento, o Bahia não está garantindo vaga para a Pré-Libertadores, porque ocupa o 7º lugar, com 46 pontos, três abaixo do Internacional (6º colocado e com um jogo a menos). Sendo assim, obviamente que o torcedor tricolor irá torcer para o Flamengo conquistar o título da Copa do Brasil.