A Record voltará a transmitir o Campeonato Brasileiro após mais de duas décadas. A compra dos direitos de transmissão foi firmado com a Liga Forte União (LFU), em parceria com o YouTube. Os dois pagarão cerca de R$ 400 milhões anualmente pelo acordo para transmitir partidas de times como Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Vasco, Fluminense e Fortaleza, entre outros, a partir do ano que vem.
A Record e o Youtube vão pagar aproximadamente R$ 10 milhões por jogo transmitido, valor superior ao que é pago pelo Grupo Globo aos clubes da Libra – cerca de 6,7 milhões por partida exibida. A última vez que a Record transmitiu a Série A foi em 2006.
Os integrantes da Liga Forte União da Série A são Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude. Já Sport, América-MG, Goiás, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto estão em divisões inferiores.
O contrato vale até a edição de 2027 do campeonato. A LFU detém 60% dos jogos do Brasileirão, com 228 partidas em seus pacotes. Os 38 confrontos exibidos por Record e YouTube serão sempre os de quarta-feira, às 20h30, e os de domingo, às 18h30. Haverá um pré-jogo que começará meia hora antes de cada partida.
“O acordo inédito muda a estrutura conhecida do Campeonato Brasileiro, que até então tinha um player dominante, mas ao mesmo tempo cria um desafio comercial de monetização e de atração de audiência para os novos canais, já que estes têm usualmente menor alcance que emissora líder de audiência”, avalia Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.