Bahia busca manter bom retrospecto contra o Botafogo em mata-matas

Essa será a quarta vez que Bahia e Botafogo se enfrentam em mata-matas.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Esporte Clube Bahia atravessa um momento complicado, com seis jogos seguidos sem vencer, cinco deles pela Série A, porém, para avançar às quartas de final da Copa do Brasil, se apega ao bom retrospecto diante do Botafogo quando  assunto é mata-mata. Nos primeiros 90 minutos, empate por 1 a 1, no Estádio Nilton Santos.

Essa será a quarta vez que Bahia e Botafogo se enfrentam em mata-matas, e o Bahia jamais foi eliminado. Pela Copa do Brasil, os times se enfrentaram nas oitavas de final de 1990, e o Esquadrão levou a melhor vencendo por 1 a 0 em casa, com gol de Marquinhos, e empatou na volta em 1 a 1. Washington marcou para os cariocas, enquanto Hélio deixou tudo igual para o tricolor.

Em 2018, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Bahia derrotou o Botafogo na ida por 2 a 1 na Fonte Nova, com gols de Eric Ramires e Clayton. Rodrigo Pimpão fez para os cariocas. Na volta, o tricolor perdeu por 2 a 1, mas avançou nos pênaltis por 5 a 4. Edigar Junio fez o gol tricolor na volta, enquanto Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando anotaram para o Fogão.

As equipes também se encontraram na semifinal da Taça Brasil 1963. O Bahia venceu por 1 a 0 em Salvador, com gol marcado por Miro, e empatou por 0 a 0 no Rio de Janeiro, garantindo vaga na final, mas perdendo o título para o Santos de Pelé, tomando 6 a 0 no jogo de ida e 2 a 0 na volta.

Na história do confronto, Bahia e Botafogo já se enfrentaram 56 vezes, com 21 triunfos tricolores, 18 empates e 17 derrotas. Em 2024, o Esquadrão venceu o time carioca por 2 a 1, no Estádio Nilton Santos, em duelo válido pela 5ª rodada do Brasileiro. O Tricolor abriu o placar com Everaldo, enquanto o Botafogo empatou com Jeffinho. Nos minutos finais, Rafael Ratão garantiu o triunfo.

Quem apita o duelo entre Bahia e Botafogo é o árbitro gaúcho Rafael Rodrigo Klein, que também comandou o jogo do primeiro turno entre os dois times, que terminou com triunfo tricolor por 2 a 1 no Nilton Santos. Ele terá como assistentes Bruno Boschilia, do Paraná, e Michael Stanislau, do Rio Grande do Sul. O quarto árbitro será o cearense Leo Simão Holanda. A arbitragem de vídeo terá o comando do também gaúcho Daniel Nobre Bins, auxiliado por André Da Silva Bitencourt, Marcio Henrique De Gois e Roberto Perassi.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário