O Esporte Clube Bahia enviou um ofício à Federação Bahiana de Futebol (FBF) solicitando árbitros de fora nas finais do Campeonato Baiano, diante do Vitória, que estão marcadas para os dois próximos domingos. Porém, a FBF não deu uma resposta e já definiu a escala de arbitragem para o primeiro jogo, no Barradão. A informação foi divulgada inicialmente pelo influenciador Matheus Barbaço, do canal “Sou Mais Bahia”.
Quem apita o Ba-Vi de ida da final é o árbitro Bruno Pereira Vasconcelos, de Madre de Deus. Ele vai ter como assistentes Luanderson Lima dos Santos, do quadro da FIFA, e Alessandro Álvaro Rocha de Matos. As finais contam com árbitro de vídeo, e o escalado para o confronto de ida foi Diego Pombo Lopez, que é VAR FIFA. com o auxílio de Elicarlos Franco de Oliveira e Wagner Francisco Silva Souza.
🚨 Bahia solicitou, de forma oficial, junto à Federação Baiana de Futebol, a presença de árbitros de fora para as finais do Campeonato Baiano. Clube aguarda resposta da FBF, que já definiu o quadro de arbitragem para o primeiro jogo.
— Matheus Ba️rbaço (@matheusbarbaco) March 29, 2024
Após o último Ba-Vi, em que o Bahia venceu por 2 a 1 na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste, o técnico Rogério Ceni apontou erros de arbitragem na partida e pediu que as finais fossem apitadas por árbitros de fora do estado.
“Vamos ter as finais do estadual. Acho importante que as finais sejam apitadas pelos árbitros de fora. Em 2018, se eu não me engano, foi arbitragem de fora. Já que todo mundo achou que foi ruim a arbitragem, vamos trazer de fora. É importante para que tenha isenção”, disse o treinador, após o triunfo por 2 a 1 no Ba-Vi.