O assunto mais comentado pela imprensa nacional nesses primeiros dias do ano é a provável contratação de Everton Ribeiro pelo Esporte Clube Bahia. O jogador, de 34 anos, que disputou a última Copa do Mundo, não chegou a um acordo para renovar com o Flamengo, e ficou livre no mercado. A proposta tricolor pelo atleta seria por dois anos de contrato com um salário 30% maior do que recebia no clube carioca, e bonificações por metas.
Everton Ribeiro tem um currículo invejável, com quatro títulos brasileiros (dois pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, e dois pelo Flamengo, em 2019 e 2020). Também foi bicampeão da Libertadores (2019 e 2022) e campeão da Copa do Brasil (2022) com o Flamengo, além de uma Recopa Sul-Americana (2020) e duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021).
Em seu Blog no portal UOL Esporte, o jornalista Paulo Vinícius Coelho colocou um ponto em discussão: Qual a maior contratação da história do Bahia? No texto, PVC opina que o maior nome já contratado pelo Esquadrão foi o atacante Cláudio Adão, que chegou em 1986, ou Dadá Maravilha, que foi contratado em 1981 já com o status de campeão mundial com a Seleção e três vezes artilheiro do Brasileirão. Mas o jornalista coloca Everton Ribeiro entre as maiores contratações, caso seja realmente oficializado.
CONFIRA ABAIXO
“Qual a maior contratação da história do Bahia?
Pensando que Bobô chegou aos 21 anos, vindo da Catuense, sem ter a importância que o tempo lhe daria, é provável que o maior nome nacional já contratado pelo Tricolor de Aço tenha sido Cláudio Adão. Chegou em 1986, foi logo artilheiro do estadual, virou ídolo.
Ou Dario, porque Dadá Maravilha chegou em 1981 já consagrado campeão mundial pela seleção brasileira e três vezes goleador do Brasileirão.
Everton Ribeiro não é campeão mundial pela seleção, mas sua contratação, muito próxima, pode ser a maior demonstração de força do Bahia tirando os dois títulos brasileiros.
O grupo City já deixou clara sua ambição ao recusar proposta do Palmeiras por Cauly. Símbolo de que acredita ser rival do bicampeão brasileiro em breve.
Agora, na iminência de contratar um bicampeão da Libertadores pelo Flamengo. O Bahia pensa grande e quer estar em todas as disputas num prazo entre três e cinco anos.
O contrato oferecido a Everton Ribeiro deve ser de três anos, com perspectiva de permanecer no grupo City em outra função, após encerrar a carreira.
O Bahia não assinou contrato, mas em Salvador há enorme confiança. Os contatos de Rogério Ceni, campeão brasileiro dirigindo o meia, em 2020, são importantes.
O Bahia está muito próximo de realizar uma das maiores contratações de sua história.
Por: Paulo Vinícius Coelho”