O Esporte Clube Bahia enfrenta o Coritiba neste domingo em busca do primeiro triunfo em casa no Campeonato Brasileiro da Série A. A partida, marcada para 16h na Arena Fonte Nova, será a 41ª da história do confronto. No retrospecto geral, o Coxa leva vantagem, com 12 vitórias nos 40 jogos. O Esquadrão venceu apenas seis. Mas o que chama a atenção é a quantidade de empates: 22 ao todo. Para termos uma ideia, nos últimos 15 confrontos entre os dois times, tivemos 10 empates.
Considerando apenas os jogos em Salvador, o Bahia leva vantagem, com 4 triunfos contra apenas um do Coritiba. Foram 14 empates. A última e única vez que o Coxa venceu o Esquadrão na capital baiana foi em 2002, quando derrotou por 2 a 1 pela Série A do Brasileiro. Lima e Fávaro marcaram para o time paranaense, enquanto o Robgol anotou para o Tricolor. Naquela partida, o Bahia tinha no seu nomes conhecidos como o goleiro Émerson, o volante Bebeto Campos, e o atacante Nonato, entre outros.
A última partida entre Bahia e Coritiba foi pelo Brasileirão de 2020. Na ocasião, o time baiano venceu por 1 a 0, com gol do meia Rodriguinho cobrando pênalti com cavadinha. Por conta da pandemia de Covid-19, o jogo foi realizado no Estádio de Pituaçu e sem a presença do público.
Na Série A de 2023, o Esquadrão ocupa a 15ª colocação, com 3 pontos, vindo de triunfo sobre o Vasco em São Januário, enquanto o Coxa é o vice-lanterna, com apenas um ponto, e ainda em busca da primeira vitória na competição.
- Bahia de Feira vence o Sergipe de virada e estreia bem na Série D
- Criciúma vence o Ituano em casa e volta à liderança da Série B
- Coritiba tem desfalque na zaga para pegar o Bahia; Veja provável time
- Confira a provável escalação do Bahia para enfrentar o Coritiba
- Colo Colo acerta a contratação do experiente zagueiro Rodrigo Lacraia