É obvio que o torcedor do Esporte Clube Vitória estava torcendo para o Jacuipense na final do Campeonato Baiano, porém, o título do arquirrival Bahia conquistado no último domingo ao vencer por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, acabou beneficiando o Leão da Barra, que não conseguiu avançar de fase no Estadual pelo quinto ano seguido e corria o risco de ter que disputar novamente a fase preliminar da Copa do Nordeste.
No entanto, o título do Bahia garantiu o Vitória na fase de grupos da Copa do Nordeste 2024. A Federação Baiana de Futebol (FBF) tem direito a três vagas no torneio regional, duas para a fase de grupos: o campeão e o clube melhor posicionado no ranking da CBF. Como o Esquadrão conquistou o título, ficou com a primeira vaga, sendo assim, o Leão garantiu a vaga pelo ranking da CBF.
A terceira vaga fica com o time de melhor campanha no Campeonato Baiano 2023, com exceção dos ocupantes das vagas 1 e 2, no caso o Jacuipense, que disputará a fase preliminar. Nas duas últimas edições, o Vitória disputou a Pré-Copa do Nordeste, já que Atlético de Alagoinhas e Bahia ficaram com as vagas diretas. O último ano que o Leão entrou direto na fase de grupos foi em 2021, quando avançou como segundo colocado do Grupo B, passou pelo Altos nas quartas de final e caiu para o Ceará na semifinal.
- Volante do Bahia parabeniza Jacuipense pela campanha no Baianão
- Jacaré diz estar muito feliz no Bahia e relembra fala de Vina
- Ex-Santo André, atacantes esperam repetir boa parceria no Vitória
- Bellintani reforça confiança no Grupo City e garante que estão cientes da dificuldade da Série A
- Claus explica homenagem de Paiva e garante que segue no Bahia