Jacuipense e Bahia iniciaram na tarde deste domingo (26) a disputa pelo título do Campeonato Baiano de 2023. O Leão do Sisal almejando uma conquista inédita, enquanto o Tricolor tentando alcançar a sua 50ª taça. Os primeiros 90 minutos, disputados no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, foram movimentados, com muita intensidade e boas chances para os dois lados. O Leão do Sisal saiu na frente com Welder, mas o Esquadrão buscou o empate com Everaldo, terminando no 1 a 1, que acabou sendo bom, apesar do time tricolor ter criado mais chances.
A partida de volta acontece no próximo domingo (02), às 16h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Um novo empate (por qualquer placar), a decisão será na disputa por pênaltis. Quem vencer, obviamente fica com o título baiano de 2023.
O Bahia foi superior no primeiro tempo, teve 70% de posse de bola, criou inúmeras chances, mas quem foi para o intervalo vencendo foi o Jacuipense, que pouco apareceu no ataque, mas mostrou eficiência, e aos 24 minutos, em contra-ataque letal, Thiaguinho encontrou Welder livre na direita, e o centroavante tocou no canto para abrir o placar. Depois do gol sofrido, o Esquadrão teve quatro ou cinco chances de empatar, mas não teve a mesma eficiência do adversário, e em todas parou no goleiro Jean Drosny, grande nome da primeira etapa com defesas providenciais.
Na etapa final, o Bahia voltou com a mesma postura, pressionando, e de tanto insistir, aos 10 minutos, Jacaré inverteu para Matheus Bahia na esquerda, que cruzou de primeira para Everaldo completar para o gol vazio e igualar o placar. Minutos depois, Everaldo ajeitou de peito e Jacaré carimbou a trave. Aos 24, Biel recebeu de Everaldo e parou em grande defesa de Jean.
Depois dos 25 minutos, o Jacuipense melhorou e equilibrou o confronto. Aos 25, Thiaguinho perdeu duas chances incríveis, primeiro parando no goleiro Marcos Felipe e no rebote com gol vazio, isolou a bola. Robinho também teve sua chance, mas o arqueiro tricolor fez uma ponte para defender a cabeçada. O Leão do Sisal seguiu melhor no segundo tempo, pressionando, mas não conseguiu o segundo gol para ter a vantagem fora de casa.
O Bahia liderou a primeira fase com 21 pontos e passou pelo Itabuna na semifinal, voltando à final após três anos. Após perder por 1 a 0 no Estádio Ribeirão, em Camacã, goleou por 4 a 1 na Arena Fonte Nova. Já o Jacuipense venceu os dois jogos contra a Juazeirense. Na ida, derrotou por 1 a 0 no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, e no último domingo aplicou 3 a 0 no Estádio Eliel Martins, se garantindo na final pelo segundo ano seguido.
SEMIFINAIS DO BAIANÃO
JOGOS DE IDA
Sábado, 11/03
16h – Itabuna 1 x 0 Bahia (Ribeirão)
Domingo, 12/03
16h – Juazeirense 0 x 1 Jacuipense (Adauto Moraes)
JOGOS DE VOLTA
Sábado, 18/03
16h – Bahia 4 x 1 Itabuna (Fonte Nova)
Domingo, 19/03
16h – Jacuipense 3 x 0 Juazeirense (Eliel Martins)
FINAIS
Domingo, 26/03
16h – Jacuipense 1 x 1 Bahia (Valfredão)
Domingo, 02/04
16h – Bahia x Jacuipense (Fonte Nova)
- Renato Gaúcho se irrita com “boato” sobre saída de Thaciano para o Bahia
- Vitória se aproxima de acerto com jovem zagueiro do Goiás
- “O estadual só é desvalorizado quando se ganha”, diz Renato Paiva
- Presidente do Jacuipense mostra confiança para final contra o Bahia
- Vitória está perto de fechar contratação de volante do Tombense
- Bahia defende bom retrospecto recente em jogos contra o Jacuipense