Bahia e Jacuipense iniciam a disputa pelo título do Campeonato Baiano neste domingo, às 16h, no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. A partida de volta será no domingo que vem, às 16h, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão volta a disputar a taça estadual após três anos e busca o seu 50º título para abrir mais vantagem sobre o arquirrival Vitória, que tem 29, enquanto o Leão do Sisal tenta o título inédito na sua segunda final na história. Em 2022, perdeu a final para o Atlético de Alagoinhas.
Os times já se enfrentaram 23 vezes na história, com 14 triunfos do Esquadrão, 3 vitórias do Leão do Sisal, além de 6 empates. Os jogos mais importantes ocorreram em 2020, quando as equipes disputaram a semifinal do Baianão. O Tricolor levou a melhor vencendo em Riachão com gols de Marco Antônio e Alesson, e empatando em Pituaçu por 2 a 2.
Em 2023, Bahia e Jacuipense se enfrentaram duas vezes. Pelo Campeonato Baiano, o tricolor venceu por 1 a 0 com gol de Ricardo Goulart, no Estádio Eliel Martins. Pela primeira fase da Copa do Brasil, o Esquadrão garantiu a classificação goleando o Leão do Sisal por 4 a 1 no Estádio Metropolitano de Pituaçu.
A última derrota do Bahia para o Jacuipense aconteceu no ano de 2019, pela primeira fase do Campeonato Baiano. Com gol de Thiaguinho, o Leão do Sisal venceu por 1 a 0 no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, palco da partida deste domingo. De lá até aqui, foram sete jogos, com cinco triunfos do Bahia e dois empates.
- Vitória negocia retorno de volante que atuou no clube em 2020
- Bahia vence de virada e conquista primeiro triunfo no Baiano Sub-20
- Alvo do Bahia, Thaciano marca em vitória e classificação do Grêmio no Gauchão
- Fortaleza goleia e é o primeiro classificado à semifinal do Nordestão
- Bahia encerra preparação para 1º duelo da final do Baianão
- Cauly ‘aprova’ nova formação do Bahia: “Está dando confiança”