Bahia comemora 34 anos do bicampeonato brasileiro de 1988

Nos primeiros 90 minutos, contra o Internacional, o tricolor baiano venceu por 2 a 1 na Fonte Nova.

Foto: Reprodução

Neste domingo de Carnaval, dia 19 de fevereiro de 2023, o Esporte Clube Bahia comemora 34 anos da conquista do bicampeonato brasileiro de 1988. O Esquadrão, comandado pelo técnico Evaristo de Macedo, se classificou na primeira fase como 4º colocado do Grupo B e chegou na final após despachar Sport-PE e Fluminense nas fases de mata-mata. Nos primeiros 90 minutos, contra o Internacional, o tricolor baiano venceu por 2 a 1 na Fonte Nova, com dois gols anotados pelo maestro Bobô, enquanto Leomir fez o gol do Inter. Na partida de volta, no dia 19 de fevereiro de 1989, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), o Bahia segurou o empate sem gols com grande atuação do goleiro Ronaldo.

 

O principal jogador daquele time era Raimundo Nonato Tavares da Silva, ou simplesmente Bobô, autor dos dois gols sobre o Internacional na final do Campeonato Brasileiro de 1988. O ex-atacante, que chegou à Seleção Brasileira e passou por times como São Paulo, Corinthians, Flamengo e Fluminense, conquistou ainda mais três títulos baianos e um título da Copa do Nordeste em 2002 (como treinador), fatos que elevaram o craque ao posto de um dos maiores ídolos do Esporte Clube Bahia.

Em entrevista ao canal BAR FC, em abril de 2017, Bobô revelou que na época os jogadores estavam com dois meses de salários atrasados e sobreviviam com o pagamento de bichos após os triunfos. Mesmo assim, deram raça em campo para trazer a segunda estrela ao Esquadrão. O “matador” da equipe era Charles, que balançou as redes 18 vezes naquela disputa. O ataque contava ainda com Zé Carlos, outro personagem importante daquela conquista.

FICHAS TÉCNICAS DAS FINAIS

15/02/1989 – Bahia 2×1 Internacional

Bahia: Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir e Edinho; Paulo Rodrigues, Zé Carlos e Bobô; Osmar, Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo

Internacional: Taffarel, Luiz Carlos (Diego Aguirre), Aguirregaray, Nenê e João Luís; Norberto, Luís Carlos Martins e Leomir; Maurício (Hêider), Nilson e Edu. Técnico: Abel Braga

19/02/1989 – Internacional 0x0 Bahia

Internacional: Taffarel, Luís Carlos Winck, Norton, Aguirregaray e Casemiro; Norberto, Luís Fernando e Luís Carlos Martins; Maurício (Hêider), Nilson e Edu (Diego Aguirre). Técnico: Abel Braga.

Bahia: Ronaldo, Tarantini, João Marcelo, Claudir (Newmar) e Paulo Róbson; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano, Zé Carlos e Bobô (Osmar); Charles e Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário