Bahia x Vitória: confira o histórico geral de confrontos do Ba-Vi

O rivais já se enfrentaram 491 vezes, considerando todas as competições.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Bahia e Vitória fazem neste domingo o Ba-Vi de número 492 da história. O clássico está marcado para 16h, na Arena Fonte Nova, pela quinta rodada do Campeonato Baiano. O Esquadrão busca se recuperar das derrotas seguidas (para Sampaio Corrêa e Jacobinense), enquanto o Leão tenta confirmar sua reabilitação após vencer o Doce Mel por 3 a 0. Na tabela da competição, o Tricolor é o 3º colocado, com 9 pontos, atrás de Itabuna e Jacuipense (ambos com 10 e com um jogo a mais), enquanto o Rubro-Negro é o 8º colocado, com 4 pontos.

 

O rivais já se enfrentaram 491 vezes, com 191 triunfos do Esquadrão, 151 vitórias do Leão e 149 empates. O Tricolor marcou 667 gols, enquanto o Rubro-Negro balançou as redes 578 vezes. Pelo Baianão, são 352 confrontos, com 135 triunfos do Tricolor, 106 vitórias do Leão, e 111 empates, segundo dados do portal “ECBahiaNúmeros”.

Pelo Estadual, o Bahia defende uma invencibilidade de 9 jogos, com quatro triunfos e cinco empates. A última vez que o Vitória venceu o Ba-Vi pelo Baianão foi em abril de 2017, quando aplicou 2 a 1 na Fonte Nova. Cleiton Xavier e Kanu marcaram os gols do Leão, enquanto Alan Costa (contra) descontou para o Esquadrão.

Em todas as edições da Copa do Nordeste, o Ba-Vi decidiu três, com duas conquistas do Vitória (1997 e 1999) e uma do Bahia (2002), sendo este o único clássico estadual a atingir uma final do “Nordestão”.

A última vez que o Bahia venceu o Vitória aconteceu em 2020, por 2 a 1 no Barradão com os dois times atuando com o sub-23. Anderson abriu o placar para o Esquadrão, Eron empatou, mas Arthur Rezende cobrando falta nos minutos finais decretou o triunfo tricolor. Já a última vitória do Leão foi em 2021, por 1 a 0, com gol de Samuel, no Barradão, pela primeira fase da Copa do Nordeste.

 

ÚLTIMO JOGO

O último Ba-Vi foi disputado no dia 2 de fevereiro de 2022, e terminou empatado por 1 a 1 no Estádio Manoel Barradas. Luidy abriu o placar para o Leão com um golaço, mas Rodallega igualou para o Tricolor.

Naquele jogo, o Vitória, comandado por Dado Cavalcanti, atuou com Lucas Arcanjo; Iury, Alisson Cassiano, Ewerton Páscoa e Vicente; João Pedro (Pablo), Eduardo (Ruan Nascimento), Gabriel Santiago (Jeff erson Renan) e Jadson (Alan Santos); Luidy (Roberto) e Guilherme Queiróz.

Já o Bahia, treinado por Guto Ferreira, jogou com Danilo Fernandes; Jonathan, Gustavo Henrique (Ignácio),
Luiz Otávio e Djalma; Patrick, Rezende (Willian Maranhão) e Daniel (Ronaldo); Marco Antônio (Mugni), Raí Nascimento (Marcelo Cirino) e Rodallega.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário