Conheça os jogadores que vão disputar o Ba-Vi pela primeira vez

Do provável time titular do Bahia, nove vão disputar o Ba-Vi profissional pela primeira vez.

Foto 1: Felipe Oliveira/Bahia - Foto 2: Pietro Carpi/Vitória

Bahia e Vitória fazem neste domingo (29) o primeiro Ba-Vi da temporada, marcado para 16h, na Arena Fonte Nova, pela quinta rodada do Campeonato Baiano. Esse será o primeiro clássico baiano para vários jogadores dos dois clubes. Em relação aos técnicos, o português Renato Paiva dai debutar no Ba-Vi, enquanto João Burse vai fazer seu segundo clássico comandando o time principal do Leão.

 

O primeiro Ba-Vi de João Burse pelo Vitória foi em 2018. Na ocasião, os times empataram por 2 a 2 no Estádio Manoel Barradas, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Leão ficou duas vezes na frente do placar, com gols marcados pelo atacante Léo Ceará (hoje atuando no futebol japonês), mas o Esquadrão empatou com o volante Nilton e o meia Eric Ramires (hoje no Red Bull Bragantino).

Do provável time titular do Bahia, nove vão disputar o Ba-Vi profissional pela primeira vez. São eles: o goleiro Marcos Felipe, o lateral-direito Borel, os zagueiros Kanu e Raul Gustavo, o lateral-esquerdo Jhoanner Chávez, o volante Acevedo, e os atacantes Biel, Kayky e Ricardo Goulart.

Cria da base tricolor, Borel já disputou Ba-Vis pelos torneios de base e pelo Brasileiro de Aspirantes, porém, no profissional, ele foi relacionado para o clássico em 2021, pelo Baianão, que terminou empatado sem gols, mas não entrou em campo. O fato se repetiu em 2022, no Ba-Vi que terminou empatado por 1 a 1 pelo Estadual, com gols de Luidy e Rodallega.

Já a provável equipe do Vitória conta com sete atletas que ainda não jogaram o clássico: O goleiro Dalton, o lateral-direito Zeca, o zagueiro Camutanga, o lateral-esquerdo João Lucas, o meia Gegê, e os atacantes Rafinha e Dibble. Zeca defendeu o Bahia em 2020 e chegou a ficar no banco no clássico pela Copa do Nordeste, em que o Vitória venceu por 2 a 0, com gols de Thiago Carleto e Vico. Ele sentiu a emoção do Ba-Vi de perto, mas não entrou em campo.

De acordo com dados do ge.globo, o Bahia tem no seu elenco 33 jogadores e sete deles já disputaram o Ba-Vi, enquanto o Vitória tem no seu elenco 30 atletas e doze já atuaram no clássico. Confira abaixo os estreantes:

E.C Bahia

Goleiros – Marcos Felipe, Gabriel Souza e Mateus Claus;
Laterais – Borel, André, Cicinho, Chávez e Ryan;
Zagueiros – Kanu, Raul Gustavo, David Duarte, Gabriel Xavier e Marcos Victor;
Meio-campistas – Acevedo, Diego Rosa, Lucas Araújo, Miquéias, Patrick Verhon e Ricardo Goulart;
Atacantes – Biel, Caio Vidal, Everaldo, Everton, Kayky, Kennedy e Jacaré;
Danilo Fernandes, Matheus Teixeira, Matheus Bahia, Rezende, Mugni, Daniel e Marco Antônio já disputaram o Ba-Vi.

E.C VITÓRIA

Goleiros – Dalton e Yuri;
Laterais – Zeca, Railan, Lazaroni, João Lucas e John;
Zagueiros – Marco Antônio e Camutanga;
Meio-campistas – Dionísio, Jobert, Gegê e Diego Torres;
Atacantes – Alisson Santos, Osvaldo, Rafinha, Dibble e Wanderson;
Lucas Arcanjo, Vicente, Dankler, João Victor, Léo Gomes, Rodrigo Andrade, João Pedro, Eduardo, Ruan Nascimento e Tréllez já disputaram o Ba-Vi pelo Vitória; Gustavo Blanco e Léo Gamalho jogaram o clássico pelo Bahia.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário