Fifa estuda três formatos diferentes para a Copa do Mundo de 2026

A FIFA anunciou a mudança de 32 para 48 times em janeiro de 2017.

Foto: Reuters

A Copa do Mundo de 2026 será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, porém, ainda não tem formato definido. Neste domingo, Arsène Wenger, chefe do departamento de desenvolvimento de futebol da Fifa, concedeu uma entrevista coletiva em Doha, no Catar, e frisou que ainda não está confirmado a quantidade de grupos. O Mundial de 2026 será o primeiro da história a ser disputado com 48 seleções.

 

“Nesta Copa do Mundo com 48 seleções, o formato ainda não está decidido. Podem ser 16 grupos com três times, podem ser 12 grupos com quatro times cada um, ou talvez dividir em dois lados com 24 times. Quem vai decidir isso é o Conselho [da Fifa] no ano que vem.”

A FIFA anunciou a mudança de 32 para 48 times em janeiro de 2017. Na ocasião, informou que o torneio seria dividido em 16 grupos com três seleções, e as duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados. No entanto, nesse formato, com dois empates, um time está automaticamente classificado, o que poderia estimular um comportamento defensivo na maioria dos times.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário