Veja os potes e como será o sorteio dos grupos do Nordestão 2023

Não será permitido a presença de dois clubes de um mesmo estado em um mesmo grupo.

Nesta segunda-feira (21), às 15h30, na sede da CBF, acontece o sorteio da Copa do Nordeste de 2023. Doze clubes já estão garantidos na fase de grupos. São eles: ABC, Atlético de Alagoinhas, Bahia, Campinense, Ceará, CRB, Fluminense, Fortaleza, Náutico, Sampaio Corrêa, Sergipe e Sport. Os outros quatro times virão do Pré-Nordestão. Com isso, as 16 equipes serão dividas em duas chaves. Os times de um chave enfrentarão os da outra, totalizando oito rodadas. Os quatro primeiros colocados avançarão às quartas de final, que serão em jogo único, assim como as semifinais. Só a grande final acontecerá em ida e volta.

 

Os potes para o sorteio, definidos de acordo com o Ranking Nacional de Clubes, foram distribuídos da seguinte maneira: POTE 1: Fortaleza, Bahia, Ceará e Sport; POTE 2: CRB, Sampaio Corrêa, Náutico e ABC; e POTE 3: Campinense, Sergipe, Atlético-BA e Fluminense-PI. Em ofício encaminhado às federações e clubes participantes, a CBF explicou que será sorteado o primeiro clube do pote 1, que será colocado no Grupo A. O segundo clube sorteado do pote 1 irá para o Grupo B. O esquema será repetido até o último clube do pote 1. A mesma dinâmica será aplicada, nessa ordem, no pote 2 e pote 3.

Não será permitido a presença de dois clubes de um mesmo estado em um mesmo grupo. Uma vez sorteado o primeiro clube dos estados com mais de um representante (CE/BA/PE), o outro clube do mesmo estado será alocado imediatamente para o grupo oposto, antes da sua bola ser sorteada. Ou seja, o Vitória, que disputará a fase preliminar, terá que ficar no grupo oposto ao do Bahia. O mesmo vale para o CSA, que não pode cair no mesmo grupo do CRB.

A fase preliminar da Copa do Nordeste começa no dia 5 de janeiro com os jogos da 1ª fase, enquanto a 2ª fase será no dia 8 de janeiro. A fase de grupos inicia no dia 22 de janeiro, enquanto as finais devem ocorrer nos dias 19 de abril e 3 de maio. Dois clubes baianos estreiam na pré-Copa do Nordeste. O Esporte Clube Vitória vai enfrentar na primeira fase o Cordino, do Maranhão, em jogo único no dia 5 de janeiro, no Estádio Manoel Barradas. Avançando, aguarda o seu adversário do duelo entre Jacuipense e Altos-PI. A partida do Leão na segunda fase também será única e no Barradão.

Veja os duelos da pré-Copa do Nordeste:

Vitória (1º) x Cordino (16º)
Jacuipense (8º) x Altos (9º)
CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
América-RN (7º) x Moto Club (10º)
Confiança (3º) x Sousa (14º)
Ferroviário (6º) x ASA (11º)
Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Autor(a)

Fellipe Costa

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário