Graças ao Fortaleza, Sport herda vaga na 3ª fase da Copa do Brasil 2023

Sport foi vice-campeão da Copa do Nordeste e garantiu a vaga.

Com o fim da temporada, foram definidos todos os times classificados para a 3ª fase da Copa do Brasil, entre eles, dois nordestinos. O Fortaleza, que já tinha vaga direta, por ter sido campeão da Copa do Nordeste, conquistou o direito de avançar duas fases por ter terminado o Campeonato Brasileiro na 8ª colocação, garantindo vaga para a Pré-Libertadores. Com isso, o Sport, vice-campeão da Copa do Nordeste em 2022, acabou sendo beneficiado, herdando a vaga na terceira fase do torneio nacional. O Leão da Ilha encerrou a Série B na sétima colocação e não conseguiu o acesso.

 

Estão garantidos na 3ª fase da Copa do Brasil de 2023: Flamengo, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo, Cruzeiro, Sport e Paysandu. O Cruzeiro ganhou o direito de pular as duas primeiras fases por conta do título da Série B. O Flamengo conquistou a vaga direta porque foi campeão da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, na temporada 2022. Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Athletico Paranaense, Atlético-MG, Fortaleza, São Paulo se classificaram mediante a disputa do Brasileirão Série A. Já o Paysandu foi campeão da Copa Verde.

A vaga direta na 3ª fase é um alívio para o Sport, não apenas pela possibilidade de conseguir uma melhor premiação, mas principalmente para evitar passar pelas duas primeiras fases da competição, que culminaram com eliminações traumáticas nas últimas cinco edições sendo eliminado por Ferroviário (em 2018 na segunda fase); Tombense (em 2019 na primeira fase); Brusque (em 2020 na primeira fase); Juazeirense (em 2021 na primeira fase) e Altos (em 2022 na primeira fase).

A Copa do Brasil 2023 contará com 82 equipes ao todo (70 vagas para a fase inicial e 12 para a 3ª fase). São Paulo e Rio de Janeiro serão os estados melhores contemplados. Eles vão ter cinco agremiações, cada, nas fases iniciais do torneio. Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná vão ter quatro equipes cada. Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão serão representados por três equipes cada. Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Piauí, Amazonas, Distrito Federal, Acre e Espírito Santo vão contar com a participação de dois times. Tocantins, Roraima, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amapá serão representados por uma equipe.

Autor(a)

Fellipe Costa

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário