CBF convoca clubes para discutir ausência da prestação de contas da Liga do Nordeste

No ofício endereçado às federações, a CBF explicou que não recebeu da Liga do Nordeste as prestações de contas.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, convocou os clubes que irão participar da fase preliminar e fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023 para uma reunião extraordinária, às 16h desta quinta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. No ofício endereçado às federações, a CBF explicou que não recebeu da Liga do Nordeste as prestações de contas referentes às temporadas de 2020 a 2022 e também o Estatuto da Associação e os contratos dos exercícios de 2020 a 2022 que haviam sido solicitados à Liga do Nordeste. A entidade destaca que pediu esses documentos “inúmeras vezes”.

 

“Em que pese a CBF não ter recebido o Estatuto da Associação e as prestações de contas e contratos dos exercícios de 2020 a 2022, solicitados à Associação dos Clubes de Futebol do Nordeste (“Liga do Nordeste”), por inúmeras vezes, como demonstração de confiança e absoluta boa fé, nos termos do Estatuto e do Regulamento Geral das Competições, a CBF incluiu a referida Competição no Calendário Oficial do Futebol Brasileiro 2023. Agendamos esta reunião, onde trataremos das medidas que a entidade adotará pela não apresentação da mencionada documentação de forma detalhada, conforme o compromisso que foi assumido por todos os participantes da reunião presencial realizada na sede dessa entidade, no dia 25 de outubro de 2022”, diz parte do comunicado enviado aos clubes e federações.

A fase preliminar da Copa do Nordeste começa no dia 5 de janeiro com os jogos da 1ª fase, enquanto a 2ª fase será no dia 8 de janeiro. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro. A fase de grupos inicia no dia 22 de janeiro, enquanto as finais devem ocorrer nos dias 19 de abril e 3 de maio. Dois clubes baianos estreiam na pré-Copa do Nordeste: Vitória e Jacuipense.

O Esporte Clube Vitória vai enfrentar na primeira fase o Cordino, do Maranhão, em jogo único no dia 5 de janeiro, no Estádio Manoel Barradas. Avançando, aguarda o seu adversário do duelo entre Jacuipense e Altos-PI. A partida do Leão na segunda fase também será única e no Barradão.

Veja os duelos da pré-Copa do Nordeste:

Vitória (1º) x Cordino (16º)
Jacuipense (8º) x Altos (9º)
CSA (2º) x Potiguar de Mossoró (15º)
América-RN (7º) x Moto Club (10º)
Confiança (3º) x Sousa (14º)
Ferroviário (6º) x ASA (11º)
Santa Cruz (4º) x Caucaia (13º)
Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário