Série B: Quatro times lutam para escapar da última vaga no Z-4

Além do acesso do Grêmio, a antepenúltima rodada definiu os três primeiros times rebaixados.

Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi finalizada no domingo com a vitória do Grêmio sobre o rebaixado Náutico por 3 a 0 no Estádio dos Aflitos. Com o triunfo, o time comandado por Renato Gaúcho chegou aos 61 pontos, manteve a vice-liderança, e abriu sete de distância para time time fora do G-4, que é o Ituano, com 54 pontos. Como só faltam seis pontos em disputa, o Grêmio não pode mais ser ultrapassado por nenhuma equipe fora do G-4 e, por isso, conquistou com duas rodadas de antecedência o acesso à elite do futebol nacional.

 

Além do acesso do Grêmio, a antepenúltima rodada definiu os três primeiros times rebaixados para a Série C de 2023. Na última sexta-feira, a Chapecoense venceu o Tombense por 3 a 2 na Arena Condá, em Chapecó. O triunfo do time catarinense decretou o rebaixamento do vice-lanterna Brusque, com 33 pontos, e do lanterna Náutico, com 30 pontos. O terceiro rebaixado foi o Operário, que entrou em campo na sexta e perdeu para o CRB, por 2 a 1, no Rei Pelé. O Fantasma é o 18º, com 34 pontos, e não pode ultrapassar mais o Novorizontino, que é o 16º, tem 41. Esse é o primeiro rebaixamento do Operário em uma divisão do Brasileiro. O Alvinegro está na Série B desde 2019, após ser campeão da Série D 2017 e depois da Série C 2018.

Com isso, resta apenas uma última vaga para a Série C 2023, e quatro times estão na briga para escapar dela.
Nesse momento, o 4º rebaixado seria o CSA, que é o 17º colocado, com 39 pontos. Um degrau acima, aparece o Novorizontino, com 41 pontos. Chapecoense, 15º com 42, também está ameaçado, mas precisa apenas de uma vitória para garantir a permanência e na próxima rodada encara justamente o lanterna Náutico dentro da Arena Condá. Na 14ª colocação, com 44 pontos, o Tombense tem chances bem remotas de queda e também depende de uma vitória para eliminar essa possibilidade pequena de queda.

ÚLTIMOS JOGOS

CSA – Vila Nova (casa) e Cruzeiro (fora)
Novorizontino – Cruzeiro (casa) e Operário (fora)
Chapecoense – Náutico (casa) e Guarani (fora)
Tombense – Grêmio (casa) e Criciúma (fora)

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário