Bahia tentará encerrar tabu de 12 anos diante do Sport em Recife

Desde aquele triunfo do dia 25 de setembro de 2010, o Bahia enfrentou o Sport nove vezes.

O Campeonato Brasileiro da Série B chegou na reta final e decisiva, e na segunda-feira (12), teremos um duelo nordestino de dois times que já decidiram títulos, mas a briga no momento é pelo acesso à elite do futebol nacional. Bahia e Sport se enfrentam às 20h, na Ilha do Retiro, pela 30ª rodada da competição nacional. O Esquadrão, que vem de empate com o Criciúma fora de casa, ocupa a vice-liderança, com 51 pontos, sete a mais que o Londrina (5º colocado), enquanto o Leão da Ilha aparece na 7ª colocação, com 40 pontos, cinco abaixo do Vasco, que fecha o G-4.

 

Para dar mais um passo rumo ao acesso, o Bahia precisará quebrar um TABU de quase 12 anos. O Tricolor não vence o Sport atuando em Recife desde o ano de 2010, quando bateu por 2 a 1 na Ilha do Retiro, pela Série B, de virada, com gols de Diego Corrêa e Morais. Naquela partida, o Bahia atuou com Fernando; Arilton (Lenine), Vagner, Nen e Diego Corrêa; Fábio Bahia, Bruno Octávio, Hélder, Morais (Ananias) e Vander; Mendes (Aleílson).

Já o Sport teve Magrão; Renato (Ruan), César, Tobi e Dutra; Germano, Daniel Paulista, Elton e Marcelinho Paraíba (Fabrício); Ciro (Eliandro) e Wilson. Com o triunfo por 2 a 1 em 2010, o Bahia deu uma arrancada para conquistar o acesso. O tricolor, comandado por Márcio Araújo, terminou a Série B na 3ª colocação com 65 pontos, subindo à Série A junto com Coritiba, Figueirense e América-MG, enquanto o Sport foi o sexto colocado com 56.

Desde aquele triunfo do dia 25 de setembro de 2010, o Bahia enfrentou o Sport nove vezes, entre Brasileirão, Copa do Nordeste e Sul-Americana. Perdeu seis e empatou três. A última partida entre as equipes em Recife aconteceu em 2021, com vitória do Rubro-Negro por 1 a 0, com gol de Paulinho Moccelin. A partida foi válida pela 33ª rodada da Série A. Ambos acabaram rebaixados para Série B.

Pela Série B, Bahia e Sport se enfrentaram apenas cinco vezes na história, com retrospecto favorável ao Tricolor. O Esquadrão venceu quatro vezes, duas delas em Pernambuco, enquanto o Leão saiu vitorioso apenas em uma oportunidade. No retrospecto geral, entre partidas oficiais e amistosos, as equipes se enfrentaram em 97 ocasiões, com 39 triunfos do Bahia, 29 empates e 29 vitórias do Sport. Nos gols marcados, são 131 do Tricolor contra 117 do Rubro-Negro. No primeiro turno da Série B 2022, o Esquadrão venceu por 1 a 0 com gol de Vitor Jacaré.

RELEMBRE O ÚLTIMO TRIUNFO DO BAHIA CONTRA O SPORT EM RECIFE:

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário