Conmebol oficializa candidatura de quatro países para Copa de 2030

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai largam na frente de opções para sediar a competição em solo sul-americano

Foto: Pablo Porciuncula/AFP

A oito anos da realização da Copa do Mundo de 2030, a Conmebol antecipou as candidatas ao posto de sede do torneio. A princípio, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai disputam o páreo entre os países sul-americano. Na oportunidade do encontro em um escritório na capital uruguaia, quatro nações estiveram reunidas com representantes de cada uma.

 

Em âmbito europeu, Espanha e Portugal podem lançar uma candidatura. Além disso, outro bloco, formado por Grécia, Bulgária, Romênia e Sérvia, também concorrem como candidatos a receber o Mundial de 2030. Na esfera asiática, a China já se movimenta para receber o torneio, assim como o Marrocos.

Acima de tudo, o país a ser escolhido como sede da Copa do Mundo de 2030 deve ser anunciado daqui a dois anos. Nesse sentido, os gestores da América do Sul visam o aniversário do centenário do primeiro Mundial, realizado no Uruguai, em 1930, como ferramenta para disputar com os investimentos das outras potências.

“É o sonho de um continente. De uma cidade uruguaia, compartilhada por outras três cidades. A América do Sul entende que o futebol tem que reconhecer e não contestar. Haverá mais Copas do Mundo, mas 100 anos serão cumpridos uma única vez e você terá que voltar para casa. É motivo mais do que suficiente para a Fifa aceitar que se trata de uma candidatura única. Com o passar dos anos haverá outras possibilidades para outros continentes”, afirmou o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Após a realização da Copa no Catar, em novembro deste ano, o Mundial de 2025 vai ser organizado por Estados Unidos, México e Canadá. Esta será a primeira vez com três países juntos, além de 48 seleções na disputa.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário