Depois de vencer o Ituano por 2 a 0 e emplacar três triunfos seguidos atuando na Arena Fonte Nova, o Esporte Clube Bahia deixou o solo baiano e nesta terça-feira (16) abriu a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B enfrentando o Londrina, concorrente direto na luta pelo acesso, ou seja, vencer ou ao menos não perder era essencial para seguir em situação muito confortável dentro do G-4. Sem apresentar um grande futebol, criando apenas duas chances em 90 minutos, o Esquadrão estava garantindo um triunfo importante até os 50 minutos do segundo tempo, mas levou o empate do Londrina no apagar das luzes, no último segundo, ficando no 1 a 1 no Estádio Café.
Com o empate, o Esporte Clube Bahia chegou aos 44 pontos e pode deixar a vice-liderança, até mesmo caindo para o 4º lugar, caso o Grêmio vença o Cruzeiro e o Vasco derrote o CSA fora de casa. Além disso, o Sport enfrenta o Tombense, e se vencer, a distância do Tricolor para o 5º colocado pode cair para 7 pontos. O Londrina, por sua vez, soma um ponto, chega aos 35 pontos e segue na 5ª colocação de forma provisória.
No primeiro tempo, o Londrina foi mais presente no ataque, teve mais posse de bola (56% x 44%) e finalizou mais vezes (8 contra 2), porém, o Bahia foi mais eficiente e letal, sabendo aproveitar a única oportunidade criada no jogo para balançar a rede. Aos 18 minutos, Vitor Jacaré roubou a bola no campo de defesa e partiu em velocidade, servindo Matheus Davó, que perdeu na primeira tentativa, mas contou com a sorte. O goleiro defendeu, mas a bola rebateu no camisa 88 e morreu dentro do gol. O Londrina chegou a balançar as redes, porém, Caprini estava em posição irregular e o bandeira corretamente invalidou.
O cenário se repetiu no segundo tempo, com o Londrina pressionando, chutando mais ao gol, mas sem levar tanto perigo ao goleiro Danilo Fernandes. Por outro lado, o Bahia abdicou de jogar bola, apenas se defendendo e sem conseguir criar uma jogada de contra-ataque, sequer passar do meio de campo. Apesar da pouca inspiração, a defesa estava portando bem, segurando a pressão e garantindo mais 3 pontos importantes. No entanto, aos 50 minutos, o Bahia deu o escanteio de presente para o Londrina. Na cobrança, Danilo Fernandes saiu mal, catando borboleta, e Gabriel Santos subiu para marca de cabeça.
Agora o Esporte Clube Bahia terá uma semana e meia de preparação para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro da Série B, que será no dia 28 de agosto, um domingo, às 16h, diante do Vasco da Gama, na Arena Fonte Nova. O duelo é válido pela 26ª rodada da competição nacional. Já o Londrina volta a jogar no dia 27, sábado, às 20h30, contra o Brusque, no Estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina.
JOGOS DA 25ª RODADA DA SÉRIE B
TERÇA, 16/08
20h30 – Londrina 1 x 1 Bahia
QUARTA, 17/08
19h00 – Criciúma x Operário
QUINTA, 18/08
20h00 – CSA x Vasco
21h30 – Tombense x Sport
SEXTA, 19/08
19h00 – Ituano x Novorizontino
21h30 – Náutico x Vila Nova
SÁBADO, 20/08
11h00 – Ponte Preta x Guarani
16h30 – Chapecoense x Brusque
19h00 – Sampaio Corrêa x CRB
DOMINGO, 21/08
16h00 – Grêmio x Cruzeiro
- CBF pretende utilizar caso inglês do VAR e vai levar ideia aos clubes
- Com ex-Bahie e ex-Vitória, Coritiba afasta quatro jogadores
- Definidas as datas dos jogos do Vitória na 2ª fase da Série C; confira
- Guto Ferreira chega ao Coritiba otimista com permanência na Série A
- Ex-Bahia, Zé Rafael comemora marca de 200 jogos no Palmeiras
- Yuri elogia preparador de goleiros do Vitória e diz se inspirar em Dida