Aguerrido, Bahia vira sobre Vasco na Fonte Nova e segue rumando à Série A

O Esporte Clube Bahia tem novo compromisso na próxima quarta-feira

Foto: San Junior / Divulgação

Dois francos candidatos ao acesso, Bahia e Vasco se reencontraram na tarde deste domingo (28), na Arena Fonte Nova, pelo encerramento da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Além da disputa pelo posto de vice-líder, também estava em jogo um TABU histórico. O Esquadrão defendia uma invencibilidade de 35 anos diante do Cruzmaltino atuando na Fonte Nova, e 10 anos sem perder em Salvador. E o TABU foi mantido. Em partida eletrizante, com direito a dois gols contra, virada e recorde de público, o Tricolor teve uma grande atuação, mostrou muita garra em campo e venceu por 2 a 1 o Vasco. Goulart (um contra e outro a favor) e Quintero (contra) marcaram os gols do confronto.

 

Com o triunfo, o Esporte Clube Bahia chegou aos 47 pontos e se firmou na vice-liderança, abrindo três pontos para o Grêmio (3º com 33), cinco para o Vasco (4º com 42) e nove pontos para o Londrina, primeiro time fora do G-4, com 38 pontos. Ou seja, o Esquadrão dá mais um passo importante e decisivo em busca do retorno à elite do futebol nacional. Já o Vasco vê a distância para o 5º colocado cair para apenas 4 pontos e amarga a quinta derrota seguida atuando fora de casa, ligando o sinal de alerta.

O jogo começou com o Bahia acuando o Vasco e pressionando, e em menos de 15 minutos, criou duas boas chances com Vitor Jacaré e Matheus Davó. O time baiano chegou a ter 75% de posse de bola. Porém, aos 18 minutos, Nenê cobrou escanteio, o goleiro Danilo Fernandes dividiu com Bruno Tubarão, mas falhou e socou a bola no peito de Ricardo Goulart, que marcou contra. O gol foi um balde de água fria na equipe tricolor, que estava dominando, mas aos poucos foi se reencontrando em campo e iniciou a reação aos 39 minutos. Matheus Bahia tabelou com Daniel e cruzou, Quintero tentou cortar de carrinho, mas jogou contra o próprio patrimônio. Aos 46, veio a virada. Mugni cobrou escanteio e Ricardo Goulart (estreando como titular) subiu sozinho para cabecear e virar a partida.

O Bahia voltou para o segundo tempo com a mesma pegada, sufocando o adversário, e aos 7 minutos, perdeu duas chances claríssimas. Primeiro com Davó, que mesmo agarrado por Quintero, decidiu seguir jogando e perdeu de cara para Thiago Rodrigues. Na sequência da jogada, Daniel finalizou livre e parou também no goleiro. Depois dos 20 minutos, o Vasco equilibrou o jogo e chegou com perigo em lance com Anderson Conceição, que tirou tinta da trave. Luiz Henrique criou outra chance de ampliar, mas parou no goleiro vascaíno. O embate seguiu tenso e agitado até os minutos finais, mas não teve o placar alterado.

O Esporte Clube Bahia tem novo compromisso na próxima quarta-feira (31), às 21h30, para enfrentar a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Esquadrão só volta a jogar em Salvador no dia 3 de setembro, contra o Tombense, às 19h, na Arena Fonte Nova. Já o Vasco encara o Guarani, na próxima quarta (31), às 19h, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 1 VASCO
BRASILEIRO SÉRIE B (26ª RODADA)

LOCAL: Arena Fonte Nova, em Salvador
DATA E HORA: 28/08/2022 (domingo), 16h
ÁRBITRO: Raphael Claus (FIFA-SP)
BANDEIRAS: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)

GOL(S): Ricardo Goulart (contra) (Vasco) / Quintero (contra) e Ricardo Goulart (Bahia)

Bahia: Danilo Fernandes; Marcinho, Ignácio, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Patrick, Mugni, Daniel e Ricardo Goulart; Jacaré e Davó. Técnico: Enderson Moreira.

Vasco: Thiago Rodrigues, Matheus Ribeiro, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos e Paulo Victor; Nenê, Bruno Tubarão e Alex Teixeira. Técnico: Emílio Faro.

JOGOS DA 26ª RODADA DA SÉRIE B

TERÇA, 23/08
21h30 – Sport 1 x 0 Chapecoense

QUINTA, 25/08
19h00 – Vila Nova 0 x 0 Sampaio Corrêa
21h30 – Novorizontino 1 x 1 Ponte Preta

SEXTA, 26/08
19h00 – Brusque 0 x 1 Londrina
19h00 – Grêmio 0 x 1 Ituano
21h30 – Cruzeiro 4 x 0 Náutico

SÁBADO, 27/08
11h00 – Guarani 2 x 1 Tombense
16h00 – CRB 0 x 0 Criciúma
19h00 – Operário 0 x 0 CSA

DOMINGO, 28/08
16h00 – Bahia 2 x 1 Vasco

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário