Bahia anuncia demissão do técnico Guto Ferreira após 3ª derrota seguida

Junto com ele, deixam o time os auxiliares Alexandre Faganello e André Luis, além do preparador físico Valdir Jr.

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Horas após a derrota para o Novorizontino, a 3ª seguida na Arena Fonte Nova, o Esporte Clube Bahia anunciou por meio do Sócio Digital a demissão do técnico Guto Ferreira, que encerra sua terceira passagem pelo clube. Além dele, deixam o clube os auxiliares Alexandre Faganello e André Luis, além do preparador físico Valdir Jr. O treinador estava no Esquadrão desde novembro de 2021, e comandou o time em 47 partidas oficiais. Foram 20 triunfos, 10 empates e 17 derrotas. Com Guto, o Tricolor foi rebaixado para Série B no ano passado, além de ter sido eliminado na 1ª fase do Baiano e da Copa do Nordeste em 2022. Na Série B, ele deixa a equipe na 3ª colocação, com 25 pontos.

 

Natural de Piracicaba (SP), Augusto Sérgio Ferreira, mais conhecido como Guto Ferreira, acumula passagens por Criciúma, ABC, Ponte Preta, Portuguesa e Chapecoense antes de assumir o Bahia pela primeira vez em 2016. Pegou o tricolor na Série B, colocou de volta na Elite e ainda conquistou a Copa do Nordeste em 2017 em cima do Sport. Deixou o Tricolor para assumir o Internacional na Série B, mas acabou demitido pelo clube gaúcho antes do final da Segundona de 2017. Retornou ao Tricolor em 2018, mas não teve o mesmo sucesso da primeira passagem, apesar de ter sido campeão baiano. Acabou demitido e na sequência passou por Chapecoense e Sport antes de chegar ao Ceará, em 2020, onde viveu seu melhor momento na carreira.

Com Guto, o Vozão venceu 41 jogos, empatou 30 e perdeu 23. Em 2020, com Guto, o Ceará foi campeão da Copa do Nordeste de forma invicta, chegou às quartas de final da Copa do Brasil e conquistou a classificação à Sul-Americana de 2021. Já em 2021, o time foi vice-campeão cearense e da Copa do Nordeste. Além disso, acabou eliminado da Copa do Brasil para o rival Fortaleza nas oitavas de final e caiu também na primeira fase da Sul-Americana. Guto Ferreira foi demitido pelo Ceará no dia 30 de agosto de 2021, após um ano e cinco meses comandando a equipe. Na época, era o técnico há mais tempo no cargo entre os clubes da Série A. Em novembro de 2021, retornou ao Bahia com a missão de evitar o rebaixamento para Série B, mas não conseguiu Em 47 partidas oficiais na 3ª passagem, foram 20 triunfos, 10 empates e 17 derrotas.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário