De fora após 4 anos, Bahia é o nordestino com mais participações na Sul-Americana

Esquadrão de Aço integrou a competição por oito vezes

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

O rebaixamento do Esporte Clube Bahia à Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 contrapôs a campanha da edição 2020 da competição. Na ocasião, o Esquadrão de Aço conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana, mas acabou desclassificado na 6ª rodada, realizada em maio deste ano. Ainda assim, fora do torneio em 2022, o Tricolor Baiano segue sendo o clube nordestino com mais participações.

 

No geral, o Bahia disputou oito edições: 2012, 2013, 2014, 2015, 2018, 2019, 2020 e 2021. Na última participação, acabou passando vexame ao perder para o Montevideo City Torque, do Uruguai, por 4 a 2, no Estádio Roberto Santos (Pituaçu). Como resultado, terminou a fase de grupos na terceira colocação, com oito pontos, três a menos que o adversário, com somente dois triunfos conquistados.

Após o Esquadrão, Vitória e Sport dividem a vice posição no ranking de participações de times do Nordeste na Sula, com cinco cada. Único representante da região na próxima edição do torneio, o Ceará possui três participações. Fecham a conta, Santa Cruz, Náutico e Fortaleza com uma participação cada.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário