Com título, Atlético-BA garante vaga na fase de grupos do Nordestão 2023

Com o título, o Atlético de Alagoinhas garantiu vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste

O Atlético de Alagoinhas segue vivendo um grande momento. No ano passado, conquistou o seu primeiro título baiano superando na final do Bahia de Feira. Esse ano, disputou a Copa do Nordeste pela primeira vez na sua história e alcançou às quartas de final, sendo eliminado pelo campeão Fortaleza. No Baianão, chegou pelo terceiro ano seguido na final, algo inédito para times do interior, e venceu o Jacuipense por 2 a 0 no Estádio Eliel Martins, conquistando o bicampeonato baiano.

 

Com o título, o Atlético de Alagoinhas garantiu vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste do ano que vem e também vagas na Série D e na Copa do Brasil. Outro baiano garantido na fase de grupos do torneio regional é o Esporte Clube Bahia, que foi eliminado na primeira fase do Baianão, mas garante vaga pelo ranking da CBF. O Esporte Clube Vitória, por sua vez, terá que disputar a fase preliminar, assim como aconteceu no ano passado. O Leão acabou eliminado pelo Botafogo-PB e ficou de fora do Nordestão em 2022.

O Carcará agora iguala o Fluminense de Feira, ambos com dois títulos baianos. Porém, o Carcará se tornou o primeiro time do interior baiano a ser bicampeão em sequência. Em 2021, o Atlético superou o Bahia de Feira vencendo na Arena Cajueiro por 3 a 2 e conquistou o Baianão pela primeira vez.

Além do Atlético, outros três clubes do interior têm títulos baianos. O Fluminense de Feira, campeão em 1963 e 1969 (ambos em cima do Bahia, em 63 numa melhor de três, empatando duas e vencendo uma, com destaque para o goleiro Mundinho, pai do zagueiro Júnior Baiano), o Colo Colo, em 2006 (derrotando o Vitória), e o Bahia de Feira, em 2011 (também vencendo o Vitória). Com isso, Alagoinhas, Feira de Santana e Ilhéus são as únicas cidades do interior que tem time campeão baiano.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário