Bahia perde para o Ituano, sofre 1ª derrota na Série B e pode deixar a liderança

Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Londrina-PR.

Foto: Fernando Roberto/Ituano FC

O Esporte Clube Bahia entrou em campo na noite desta sexta-feira (29) buscando manter o embalo, após emplacar três triunfos e um empate, renovando a liderança por mais uma rodada no Campeonato Brasileiro da Série B. No entanto, em uma noite nada inspirada do setor de ataque e com vacilo na defesa, o Esquadrão acabou perdendo para o Ituano por 1 a 0 no Estádio Novelli Júnior, pela 5ª rodada da competição nacional, sofrendo sua primeira derrota na Segundona e correndo o risco de perder o posto de líder, ocupado desde a primeira rodada. O único gol foi marcado pelo zagueiro Bernardo, aos 23 minutos do 1º tempo.

 

Com o revés, o Esporte Clube Bahia permanece com 10 pontos e pode perder a liderança em caso de vitória de Chapecoense e/ou Sport. O Esquadrão também pode ser igualado e ultrapassado por Grêmio e Cruzeiro, ambos com 7 pontos, é claro, dependendo do saldo de gols. Já o Ituano chegou aos 8 pontos e saltou para a 3ª colocação, ficando dois pontos abaixo do Tricolor Baiano.

No primeiro tempo, o Bahia ficou devendo no setor ofensivo e mostrou mais uma vez que precisa de um centroavante de ofício para substituir Rodallega, afinal, Davó não vem dando certo. Se o ataque não funciona, a defesa tratou de vacilar. Aos 23 minutos, Ignácio errou o recuou para Danilo Fernandes e cedeu o escanteio de graça. Na cobrança, Kaio colocou na cabeça do zagueiro Bernardo, que testou no ângulo e abriu o placar. Aos 38 minutos, o árbitro Dewson Freitas expulsou Rafael Elias com o vermelho direto alegando uma “cotovelada” em Ignácio. Após recomendação do VAR, ele revisou o lance no monitor, verificou que o choque havia sido de cabeça entre ambos os atletas e anulou a expulsão, mostrando o cartão amarelo.

No segundo tempo, o Bahia chegou a ter mais de 60% de posse de bola, contudo, não conseguiu traduzir em chances reais de gol. Foram pouquíssimas oportunidades de empatar, a melhor delas com Matheus Davó finalizando dentro da área para excelente defesa do goleiro Pegorari. O Ituano, por sua vez, apenas administrou o resultado na etapa final, deu a bola para o Bahia jogar, mas conseguiu se defender e segurar o 1 a 0 diante da ineficácia do ataque tricolor.

Na sequência da competição, o Esporte Clube Bahia enfrenta o Londrina-PR, na próxima terça-feira (03), às 19h, na Arena Fonte Nova, em duelo válido pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Uma semana depois, o Esquadrão faz o jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil, diante do Azuriz-PR, no Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco. Na ida, os times empataram por 0 a 0 em Salvador.

FICHA TÉCNICA
ITUANO 1 X 0 BAHIA
BRASILEIRO DA SÉRIE B (5ª RODADA)

LOCAL: Estádio Novelli Júnior, em Itu
DATA E HORA: 29/04/2022 (sexta-feira), 21h30
ÁRBITRO: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
BANDEIRINHAS: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araujo Neves (ambos do PA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

GOL: Bernardo Schappo (Ituano)

ITUANO
Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Bernardo e Roberto; Jiménez, Kaio e Lucas Siqueira; Gerson Magrão, Aylon e Rafael Elias. Técnico: Mazola Júnior.

BAHIA
Danilo Fernandes; Douglas Borel, Ignácio, Luiz Otávio e Luiz Henrique; Emerson Santos, Patrick e Daniel; Marco Antônio, Raí e Matheus Davó. Técnico: Guto Ferreira.

JOGOS DA 5ª RODADA DA SÉRIE B

SEXTA, 29/04
19h00 – Londrina 2 x 2 Vila Nova
21h30 – Ituano 1 x 0 Bahia

SÁBADO, 30/04
16h00 – CSA x Sport
16h30 – Grêmio x CRB
16h30 – Sampaio Corrêa x Operário
19h00 – Chapecoense x Cruzeiro
20h30 – Ponte Preta x Brusque

DOMINGO, 01/05
11h00 – Criciúma x Novorizontino
18h00 – Tombense x Vasco

TERÇA, 03/05
21h30 – Náutico x Guarani

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário