Bahia iguala bom começo de 2010 na Série B e busca repetir história

Esquadrão de Aço somou 10 pontos na temporada 2020, quando voltou à elite após sete anos

Jael e Adriano comemoram gol do Bahia (Foto: Ag. Estado)

O Esporte Clube Bahia largou com o pé direito na Série B do Campeonato Brasileiro 2022. Com rendimento acima da expectativa, o Esquadrão de Aço soma 10 pontos em 12 disputados, e está na liderança da competição, com três triunfos e um empate. O jogo inicial aconteceu frente ao Cruzeiro, quando venceu por 2 a 0, na Arena Fonte Nova. Posteriormente, bateu o Náutico por 1 a 0, fora de casa, no estádio dos Aflitos. A segunda partida como visitante aconteceu diante do CSA, onde empatou por 1 a 1, no estádio Rei Pelé. Em seguida, venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, na Arena.

Com 83,3% de aproveitamento, o rendimento é similar ao da campanha do acesso conquistado em 2010. Naquela edição, o Bahia venceu América-RN, Ipatinga e Vila Nova, e empatou com a Ponte Preta, nas quatro primeiras rodadas. Na 5ª rodada, o Bahia venceu o Sport naquele ano. O Esquadrão terminou com 65 pontos na 3ª colocação e conquistou o acesso junto com Coritiba, Figueirense e América-MG. Destaque para a dupla de ataque Adriano Michael Jackson e Jael, que marcaram 14 e 12 gols, respectivamente.

Em outro momento, em 2015, o Tricolor também acumulou 10 pontos ao término de quatro rodadas da Segunda Divisão. Após empatar com o América-MG, por 1 a 1, o time baiano venceu Mogi Mirim (4 a 1), CRB (3 a 0) e Paraná (1 a 0), o Tricolor alcançou a liderança com dez pontos. Contudo, não conquistou uma das quatro vagas de acesso à divisão de elite após o término da competição, finalizando com 58 pontos no 9º lugar.

Autor(a)

Pedro Moraes

Jornalista, formado pela Universidade Salvador (Unifacs). Possui passagens em vários ramos da comunicação, com destaques para impresso, sites e agências de Salvador e São Paulo. Contato: pedrohmoraessjorn@gmail.com

Deixe seu comentário